A recente novidade de hardware da gigante do comercio eletrônico revelou que a Amazon adaptou o Fire TV Cube para ser usado como thin client.
A Amazon lançou uma nova solução thin client para usuários da solução de desktop virtual baseada em nuvem da empresa, chamada Amazon WorkSpaces. E quando digo “novo”, quero dizer que a Amazon basicamente adaptou seu Fire TV Cube existente como um thin client.
Amazon adaptou o Fire TV Cube para ser usado como thin client
A novidade já está disponível como Amazon WorkSpaces Thin Client por US$ 195 ou mais. O hardware é na verdade apenas um Amazon Fire TV Cube.
Como observa o GeekWire, a Amazon nem se preocupou em remover as peças que os usuários de thin client não precisariam, como o receptor IR e a entrada HDMI.
Mas, em vez do software Fire TV da Amazon, que permite transmitir conteúdo da Internet, o WorkSpaces Thin Client vem com uma versão do Fire OS da Amazon que foi personalizada para uso em thin client, basicamente permitindo conectar um monitor, mouse e teclado e conecte-se a um servidor remoto que executa o software real com o qual você interagirá.
O resultado para os usuários finais é que eles recebem um dispositivo pequeno, barato e de baixo consumo de energia em sua mesa, fácil de transportar de um local para outro.
E os gerentes de TI podem gerenciar e configurar software na nuvem, em vez de manter vários computadores individuais.
Thin clients dificilmente são uma ideia nova. Eles existem há quase tanto tempo quanto os computadores suportam conexões de rede. Mas é um pouco incomum ver uma empresa reaproveitar um dispositivo de consumo, como um streamer de mídia, para uso como tal.
A Amazon também oferece um pacote Thin Client Dual Screen de US$ 280 que inclui um hub USB com uma segunda saída HDMI, embora eu suspeite que você também possa trazer seu próprio adaptador USB para HDMI.