E foi lançado o Amarok 3.0.1 com melhora no miniaplicativo da Wikipedia, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Amarok é reprodutor de áudio que toca sua música favorita e ainda descobre novas músicas de unidades locais mais fácil do que nunca.
Ele tem uma interface que usa uma metáfora de “navegador”, o que permite que você crie listas de reprodução que fazem a maior parte de sua coleção de músicas.
Conheça algumas Características do Player Amarok:
- Um applet de visualização de analisador de áudio;
- Rápido e simples arrastar e soltar para a criação de lista de reprodução (playlists);
- Equalizador de 10 bandas;
- Possui boas opções de configuração para gestão de energia;
- O layout de GUI pode ser redefinidas para o padrão, se você quer voltar para o modo de exibição original;
- O banco de dados também é criado se o diretório contiver caracteres não-ASCII;
- Biblioteca de música (built-in sqlite ou MySQL);
- Múltiplos backends suportados: GStreamer, xine, NMM, MAS e aRts;
- Download de arte de capas automática usando os serviços da Amazon;
- Navegador de contexto único e poderoso;
- Geração automática de estatísticas de reprodução (estilo irado);
- Baixa letras completas das músicas;
- Suporte completo para Audioscrobbler e crossfading;
- Visualizações com libvisual;
- Streaming a partir de qualquer fonte KIO
- OSD totalmente configurável para mudanças de faixa.
Agora, foi lançado o Amarok 3.0.1.
Novidades do Amarok 3.0.1
O Amarok 3.0.1 chegou pouco mais de um mês depois do Amarok 3.0 para adicionar alguns novos recursos, incluindo uma opção que permite aos usuários copiar uma imagem do miniaplicativo da Wikipedia para a área de transferência, junto com uma notificação clicável se o usuário clicar em um link não pertencente à Wikipedia e a capacidade de indicar a opção de pesquisa ativa no miniaplicativo da Wikipedia.
Ele também adiciona uma opção que permite aos usuários selecionar se o artista de uma faixa é mostrado para entradas em vários artistas ou diferentes seções de artistas de álbuns no navegador de contexto, melhora várias strings na interface do usuário, melhora a leitura de tags ReplayGain e adiciona suporte para o KDE Conjunto de software Frameworks 5.78.
Esta versão também melhora o desempenho do aplicativo, reduzindo o uso da CPU do analisador minimizado/oculto e de outros componentes.
Também melhora a exclusão de faixas duplicadas de uma lista de reprodução e não define mais o volume para 0 quando a reprodução do phonon-vlc é interrompida.
Por último, mas não menos importante, o Amarok 3.0.1 corrige vários outros bugs para melhorar o viés de correspondência de tags, APG e filtragem de coleção.
Enquanto isso, você pode baixar o Amarok 3.0.1 como um tarball de origem que você terá que compilar manualmente em sua distribuição GNU/Linux ou instalar a nova versão do Flathub Beta como um aplicativo Flatpak.
Para saber mais sobre essa versão do Amarok, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Amarok
Se quiser experimentar o Amarok, você pode baixá-lo como um aplicativo Flatpak na área de trabalho do Plasma na App Store do KDE usando um gerenciador de pacotes como o Plasma Discover, ou em outros desktops usando uma loja de aplicativos compatível com AppStream como o GNOME Software.
Claro, você também poderá instalar o Amarok a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição nos próximos dias.