Conheça a AltStore PAL, a primeira loja de apps de terceiros para iOS aprovada pela Apple, mas que só funciona na Europa.
Depois de anos bloqueando lojas de aplicativos de terceiros em iPhones e iPads, a Apple mudou suas regras em relação à instalação de aplicativos de outras fontes que não sua própria App Store, pelo menos na Europa.
As mudanças surgem em resposta às Leis dos Mercados Digitais da União Europeia, e a Apple não está particularmente satisfeita com elas.
Mas agora que a porta está aberta, começamos a ver o início da competição: a primeira loja de aplicativos de terceiros para dispositivos iOS já está disponível. Chama-se AltStore PAL e, no lançamento, contém apenas dois aplicativos. Mas pode haver mais a caminho.
AltStore PAL, a primeira loja de apps de terceiros para iOS
O desenvolvedor Riley Testut lançou o AltStore pela primeira vez há cinco anos, mas na época ele aproveitou as ferramentas de desenvolvedor da Apple para permitir que os usuários carregassem aplicativos “essencialmente ‘enganando’ seu telefone fazendo-o pensar que estava instalando aplicativos que você mesmo criou”.
A nova versão não requer nenhum truque. É oficialmente aprovado pela Apple e o usuário pode baixar e instalar o aplicativo da web (embora você tenha que descartar vários “avisos” da Apple que aparecem ao longo do caminho).
No entanto, existem alguns problemas.
Primeiro, o AltStore PAL está disponível apenas para usuários na Europa. Se você estiver usando um dispositivo iOS em qualquer outro país, ele ainda impedirá a instalação de aplicativos (ou lojas de aplicativos) que não sejam provenientes da App Store da Apple.
Em segundo lugar, a AltStore não é gratuita: os utilizadores são convidados a pagar 1,50€/ano + IVA, o que cobrirá os custos das taxas que a Apple cobra aos programadores que distribuem aplicações fora da App Store (como disse, a Apple não é satisfeito com os requisitos do DMA).
E terceiro? Até o momento, existem apenas dois aplicativos disponíveis no AltStore, ambos também desenvolvidos por Riley Testut:
- Delta (um emulador de console retrô gratuito com suporte para ROMs NES/SNES/GB/GBC/GBCA/NDS/N64/Sega Genesis)
- Clip (um gestor de área de transferência disponível para um donativo de 1€ ou mais)
Testut diz que o plano é abrir as portas para aplicativos adicionais de outros desenvolvedores “assim que tivermos certeza de que tudo está funcionando perfeitamente” e diz que embora “todos os aplicativos sejam bem-vindos”, o modelo de distribuição AltStore PAL “faz mais sentido para aplicativos menores”, aplicativos independentes que de outra forma não poderiam existir devido às regras da App Store.”
Além de aplicativos gratuitos, Testut espera que o AltStore PAL ofereça aplicativos pagos.
Mas, em vez de cobrar dos usuários por meio da loja, a loja de aplicativos oferece integração com o Patreon, permitindo que os desenvolvedores restrinjam os downloads de alguns ou de todos os aplicativos aos clientes ou controlem quais níveis de promessa do Patreon concedem acesso a aplicativos específicos por aplicativo.
Não quer passar por todos os obstáculos envolvidos no carregamento de uma loja de aplicativos de terceiros ou não mora na Europa? Testut também aproveitou outra mudança recente na App Store para disponibilizar o emulador Delta NES gratuitamente na App Store da Apple