Se você está procurando uma alternativa ao Google Earth, experimente instalar o Marble no Linux e comece a explorar o mundo.
Marble é um aplicativo desenvolvido pelo projeto KDE que pode fornecer uma alternativa ao Google Earth.
Tal como acontece com a maioria dos aplicativos feitos pelos desenvolvedores do KDE, o Marble também é um projeto criado para ser muito flexível, com a capacidade de interagir com outras aplicações no ambiente de trabalho “K” (por exemplo, interagindo com o digiKam para geolocalização das imagens) e de incluir e criar novos mapas através de um gestor dedicado (a partir do menu “Arquivo” e da sub opção “Fazer download de mapas ou “Criar um novo mapa”).
Mable é baseado nos mapas gratuitos do projeto OpenStreetMap, permitindo-lhe criar percursos, encontrar a melhor rota, a distância entre dois locais e etc.
Com ele você também obtém a possibilidade de ter informações sobre cada cidade/país, como o fuso horário, altitude, população e (se disponível), a página na Wikipédia.
Para se tornar uma alternativa ao Google Earth mais completa, o desenvolvimento de Marble está fazendo do programa um globo virtual para KDE cada vez mais completo e funcional, pois também há uma versão para dispositivos móveis com Maemo/MeeGo como por exemplo, Nokia N900 e N9 N950, atualmente não se virá ou não, uma versão para o Android.
Além disso, Embora tenha sido desenvolvido para o KDE, é possível instalar o programa em qualquer ambiente de trabalho como o Unity, Gnome Shell, XFCE, LXDE, Cinnamon, Mate e etc.
Como instalar o Marble, o alternativa ao Google Earth, no Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, Arch, openSUSE e seus derivados)
.
Para instalar o Marble no Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para instalar o Marble no Debian, Ubuntu e seus e derivados, use este comando:
sudo apt-get install marble
Passo 3. Para instalar o Marble no Fedora e derivados, use este outro comando:
sudo yum install marble
Passo 4. Para instalar o Marble no Arch Linux, Manjaro, Chakra ou qualquer outro deirivado, apenas use este outro comando:
sudo pacman -S kdeedu-marble
Passo 5. Para instalar o Marble no openSUSE e derivados, use este outro comando:
zypper install marble
Pronto! Uma vez instalado, agora você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite marble
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Então comece a explorar o mundo, sem sair de casa.
- Como instalar o gerenciador de projeto ProjectLibre no Linux via Snap
- Como instalar o editor de texto Pulsar no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- LABWC, um servidor para Wayland e uma alternativa ao Openbox
O que está sendo falado no blog
<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…