Michael Shigorin anunciou o lançamento da edição ALT Linux 10.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O ALT Linux foi fundado em 2001 por uma fusão de dois grandes projetos de software livre na Rússia. No ano de 2008, tornou-se uma grande organização desenvolvendo e implantando software livre, escrevendo documentação e literatura técnica, dando suporte aos usuários e desenvolvendo produtos personalizados.
ALT Linux é uma distribuição russa independente originalmente da família Mandrake Linux, e produz diferentes tipos de distribuições para vários propósitos.
Existem distribuições de desktop para computadores domésticos e de escritório e para servidores corporativos, distribuições universais que incluem uma ampla variedade de ferramentas e documentação de desenvolvimento, produtos certificados, distribuições especializadas para instituições de ensino e distribuições para computadores de baixa potência.
O ALT Linux possui sua própria infraestrutura de desenvolvimento e repositório chamado Sisyphus, que fornece a base para todas as diferentes edições do ALT Linux.
Agora, Michael Shigorin anunciou o lançamento da edição ALT Linux 10.1, uma variante da distribuição desenvolvida de forma independente do projeto, voltada para desktops domésticos e disponível para várias arquiteturas de processador populares.
Novidades do ALT Linux 10.1
A nova versão inclui as edições Live e Install, oferece o serviço de monitoramento de falta de memória systemd e oferece suporte a Btrfs no momento da instalação.
Entre os novos recursos presentes no 10.1 foi adicionado suporte para instalação do sistema pelo Ventoy e um modo Webkiosk, que é possível instalar o sistema para uso limitado onde apenas um navegador da web está disponível para o usuário.
Além disso, o CD live foi adicionado à imagem de instalação para oportunidade de verificar a operacionalidade do gerenciador de inicialização antes da instalação, e a distribuição inclui o serviço de monitoramento de memória livre systemd-oomd (um componente que melhora o comportamento do sistema relacionado à falta de memória)
E para a conveniência de rastrear ações oomd, uma notificação de usuário é implementada quando os aplicativos são interrompidos pelo serviço oomd;
Para completar agora há suporte de subvolume Btrfs durante a instalação.
O Btrfs é um moderno sistema de arquivos copy-on-write para Linux destinado a implementar recursos avançados, ao mesmo tempo em que se concentra na tolerância a falhas e na fácil administração.
Dito isso, o benefício de segurança do uso do Btrfs é a criação de um ponto de restauração antes de atualizar o sistema.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o ALT Linux 10.1
A imagem ISO do ALT Linux 10.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux