Os desenvolvedores do projeto Alpine Linux anunciou lançamento do Alpine Linux 3.8. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
Alpine Linux é uma distribuição Linux leve projetada com desempenho e segurança em mente. Ela é projetada para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores x86.
Originalmente, o sistema começou como um fork do Projeto LEAF, pois os membros do LEAF queriam continuar construindo uma distribuição Linux que funcionasse em um único disquete, enquanto que a equipe do Alpine Linux desejava incluir alguns pacotes mais pesados como Squid e Samba, assim como recursos adicionais de segurança e um novo kernel.
Esse sistema possui recursos de segurança proativos, como o PaX e o SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.
A biblioteca C usada é musl e as ferramentas base estão todas no BusyBox. Estes são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas em sistemas GNU/Linux.
Novidades do Alpine Linux 3.8
Alpine Linux 3.8 vem com o suporte a arquiteturas IBM System z (s390x) na imagem ISO, que também podem ser usadas para instalações KVM (Kernel-based virtual machine), graças à IBM que forneceu ao desenvolvedor o hardware necessário.
Além disso, esta versão adiciona suporte para a linguagem Crystal, bem como suporte para instalações do NetBoot em todas as arquiteturas.
O Alpine Linux 3.8 traz pela primeira vez, uma imagem ARM64 (AArch64) projetada para implantar o sistema operacional em dispositivos Raspberry Pi.
O melhor de tudo é que os usuários agora podem instalar o Alpine Linux no recém-lançado Raspberry Pi 3 Modelo B + SBC, que conta com um CPU quad-core de 1.4GHz de 64 bits, Ethernet mais rápida e Wi-Fi de banda dupla.
Essa versão também marca o fim de suporte para kernel hardened (não-oficial da Grsecurity) e vem com o kernel Linux 4.14, Go 1.10, Node.js 8.11 (LTS), Rust 1.26, Ruby 2.5, PHP 7.2, ghc 8.4, OCaml 4.06, R 3.5 e JRuby 9.2.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Alpine Linux 3.8
Os usuários existentes podem atualizar suas instalações usando o sistema de atualização integrado da distro.
Para novas instalações você deve fazer o download do Alpine Linux 3.8 agora mesmo. A imagem ISO do Alpine Linux 3.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Instalando o tema Flatabulous no Ubuntu
- Lançado Shotwell 0.29.3 com recurso de reconhecimento de rosto
- Tails 3.8 lançado com correções para ataques EFAIL no OpenPGP
- Lançado Wine 3.0.2 estável com diversas correção de bugs
- Como ver os resultados da Copa do Mundo com o World Cup Indicator
- Alpine Linux 3.8 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar