E foi lançado o Alpine Linux 3.16 com GNOME 42, KDE Plasma 5.24 LTS, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.
Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.
A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Alpine Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Alpine Linux 3.15, uma nova série importante que traz vários novos recursos e aprimoramentos.
Novidades do Alpine Linux 3.16
Chegando seis meses após o Alpine Linux 3.15 e alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS, o Alpine Linux 3.16 está aqui para oferecer aos usuários scripts de configuração muito aprimorados que agora suportam melhor os dispositivos NVMe, permitem adicionar chaves SSH (Secure Shell) e criar um usuário administrador, bem como introduzir um novo script de desktop de configuração para facilitar a instalação de seu ambiente de desktop favorito.
Falando sobre ambientes de desktop, o Alpine Linux 3.16 agora vem com suporte para os mais recentes e melhores desktops GNOME 42 e KDE Plasma 5.24 LTS, sendo este último acompanhado pelos pacotes de software KDE Gear 22.04 e Plasma Mobile Gear 22.04.
Uma mudança importante nesta versão é o fato de que o sudo foi movido para o repositório da comunidade, o que significa que os usuários só receberão atualizações de segurança para a última ramificação estável no futuro.
Os desenvolvedores do Alpine Linux recomendam os pacotes doas ou doas-sudo-shim como substitutos do sudo.
Como esperado, a nova versão do Alpine Linux vem com algumas das tecnologias GNU/Linux mais recentes. Estes incluem Go 1.18, LLVM 13, Node.js 18.2, OpenRC 0.44.10, Podman 4.0, Python 3.10, PHP 8.1, Ruby 3.1, Rust 1.60, R 4.2 e Xen 4.16.
Por fim, os desenvolvedores observam o fato de que as ramificações do PHP 7 e do Python 2 foram removidas desta versão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Alpine Linux 3.16
Se estiver usando uma versão anterior do Alpine Linux, você pode atualizar sua instalação para Alpine Linux 3.15 agora mesmo usando o comando apk upgrade --available
em um emulador de terminal.
Ao atualizar, é importante estar ciente do fato de que tanto o shadow-login quanto o util-linux-login agora são fornecidos pelo pacote login-utils nesta versão e que os plugins do NetworkManager foram movidos para subpacotes e não estão mais instalados por padrão.
Se você é novo no Alpine Linux, pode aprender mais sobre ele e baixar a versão mais recente do site oficial.
A imagem ISO do Alpine Linux 3.16 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
As imagens de instalação são fornecidas nos sabores Standard, Extended, Netboot, Raspberry Pi, Generic ARM e Mini Root Filesystem para arquiteturas de 64 bits, 32 bits, AArch64, ARMv7, ARMhf, ppc64le e s390x.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux