E foi lançado o Alpine Linux 3.15 com kernel 5.15 LTS, GNOME 41 e UEFI Secure Boot Support. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.
Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.
A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Alpine Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Alpine Linux 3.15, uma nova série importante que traz vários novos recursos e aprimoramentos.
Novidades do Alpine Linux 3.15
O Alpine Linux 3.15 está aqui mais de cinco meses após o Alpine Linux 3.14 para fornecer àqueles que desejam usar esta distribuição orientada para a segurança em seus computadores.
Esta é uma atualização importante e é a primeira versão do Alpine Linux a ser alimentada pela melhor e mais recente série de kernel Linux 5.15 LTS.
Os destaques desta versão incluem suporte inicial para UEFI Secure Boot na arquitetura de 64 bits (x86_64), suporte para criptografia de disco no instalador, suporte para módulos de kernel fora da árvore via AKMS (inspirado em DKMS), módulos de kernel compactados com gzip e SimpleDRM como driver de framebuffer padrão no kernel para uma inicialização sem cintilação.
Além desses novos recursos, Alpine Linux 3.15 vem com algumas das mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto, incluindo os ambientes de desktop GNOME 41 e KDE Plasma 5.23 (disponível para instalação nos arquivos), LLVM 12, XOrg Server 21.1 , Rust 1.56, Ruby 3.0, Kea 2.0, Node.js 16.13, OpenLDAP 2.6, PostgreSQL 14, bem como OpenJDK 17.
Entre outras mudanças dignas de nota, Alpine Linux 3.15 adiciona suporte para instalação simultânea de várias versões principais de PostreSQL para facilitar atualizações, remove qt5-qtwebkit e pacotes relacionados, desativa a porta MIPS64, usa novas chaves RSA de 4096 bits para assinaturas de pacote e não permite mais Encaminhamento IPv6 para radvd.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Alpine Linux 3.15
Se estiver usando Alpine Linux 3.14 ou uma versão anterior, você pode atualizar sua instalação para Alpine Linux 3.15 agora mesmo usando o comando apk upgrade --available
em um emulador de terminal.
Se você é novo no Alpine Linux, pode aprender mais sobre ele e baixar a versão mais recente do site oficial.
A imagem ISO do Alpine Linux 3.15 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux