E foi lançado o Alpine Linux 3.14 com muitas atualizações de pacotes. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.
Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.
A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Alpine Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Alpine Linux 3.14, uma nova série importante que traz vários novos recursos e aprimoramentos.
Novidades do Alpine Linux 3.14
Sim. Uma nova versão do Alpine Linux está agora disponível para esta distribuição que é popular para uso em contêineres e outros ambientes que requerem uma pegada pequena ou aqueles que simplesmente preferem seu uso Busybox + Musl libc.
Alpine Linux 3.14 é a nova versão lançada hoje, que é impulsionada principalmente por ter uma série de pacotes atualizados. Entre os pacotes atualizados com Alpine 3.14 estão QEMU 6.0, R 4.1, Lua 5.4.3, Python 3.9.5, PostgreSQL 13.3, Nginx 1.20 e muitos outros.
Sob o capô, o Alpine Linux continua sendo alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. E se você quiser usar o Alpine Linux no desktop, o KDE Plasma 5.22 também está disponível.
Entre outras mudanças, o Alpine Linux 3.14 habilita o faccessat2 syscall na biblioteca padrão musl C, o que pode criar problemas com Docker 20.10.0 e versões anteriores, bem como libseccomp 2.4.4 e versões anteriores, o pacote npm tornou-se uma porta autônoma , e o pacote collectd foi dividido em muitos subpacotes para plug-ins.
Além disso, o pacote LuaJIT agora usa o branch oficial do OpenResty, e o pacote ClamAV foi movido para a comunidade.
O Alpine Linux 3.14 também altera o branch LuaJIT que está rastreando e o pacote Node.js NPM foi movido para uma porta autônoma e outras alterações de configuração.
Esta versão também remove o limite de taxa dos nftables para echo-request do conjunto de regras padrão e altera o diretório padrão do nginx para as configurações de vhost de /etc/nginx/conf.d para /etc/nginx/http.d.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Alpine Linux 3.14
Se estiver usando Alpine Linux 3.13 ou uma versão anterior, você pode atualizar sua instalação para Alpine Linux 3.14 agora mesmo usando o comando apk upgrade --available
em um emulador de terminal.
Se você é novo no Alpine Linux, pode aprender mais sobre ele e baixar a versão mais recente do site oficial.
A imagem ISO do Alpine Linux 3.14 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux