E foi lançado o Alpine Linux 3.13 com imagens oficiais de nuvem, Linux 5.10 LTS e PHP 8.0. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.
Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.
A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Alpine Linux anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Alpine Linux 3.13, uma nova série importante que traz vários novos recursos e aprimoramentos.
Novidades do Alpine Linux 3.13
Chegando cerca de oito meses após a série Alpine Linux 3.12, Alpine Linux 3.13 é alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.10 LTS e apresenta o gerenciador de dispositivo de rede ifupdown-ng como um substituto para ifupdown do BusyBox e fornece aos usuários uma implementação ifup/ifdown flexível.
Nos bastidores, Alpine Linux 3.13 é baseado em musl 1.2 e Busybox 1.32.1 e inclui vários componentes centrais atualizados, como GCC 10.2.1, Git 2.30.0, Knot DNS 3.0.3, MariaDB 10.5.8, Node.js 14.15.4, Nextcloud 20.0.4, PostgreSQL 13.1, QEMU 5.2.0, Xen 4.14.1, Zabbix 5.2.3 e OpenZFS 2.0.1.
Esta versão também melhora o suporte Wi-Fi nos scripts de configuração, introduz o suporte para a mais recente e melhor linguagem de script PHP 8.0 de uso geral, bem como o suporte inicial para o método de distribuição múltipla padrão da indústria cloud-init para instância de nuvem multiplataforma inicialização.
Falando sobre computação em nuvem, Alpine Linux 3.13 é a primeira versão da distribuição Linux leve e orientada para segurança a fornecer imagens oficiais de nuvem com suporte apenas para o serviço da web Amazon Elastic Compute Cloud (AWS EC2) no momento, mas com suporte para mais nuvem os serviços de hospedagem estarão disponíveis em versões futuras.
Entre outras mudanças dignas de nota, a implementação Node.js LTS agora é compilada com -O2
em vez de -Os
para um aumento de desempenho, junto com o suporte para usar dados ICU completos se o pacote icu-data estiver instalado no sistema.
Você pode baixar Alpine Linux 3.13 agora mesmo do site oficial para várias arquiteturas, incluindo 64 bits (x86_64), 32 bits (x86), AArch64 (ARM 64 bits), PowerPC 64 bits Little Endian (PPC64le), IBM System z (s390x), ARMhf, ARMv7 e MIPS64, em vários sabores.
Os usuários que já executam Alpine Linux 3.12 ou uma versão anterior podem atualizar usando os sistemas de gerenciamento de pacotes integrados.
No entanto, se você estiver usando o Alpine Linux nas plataformas ARMhf, ARMv7 ou x86, deve ter em mente que o musl 1.2 alterou a definição de time_t para 64 bits.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Alpine Linux 3.13
A imagem ISO do Alpine Linux 3.13 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux