Alpine Linux 3.11 lançado com o Kernel 5.4 e suporte a Raspberry Pi 4

E foi lançado o Alpine Linux 3.11 com o Kernel 5.4 e suporte a Raspberry Pi 4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores. Foi projetado com segurança em mente; possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.

Alpine Linux 3.11 lançado com o Kernel 5.4 e suporte a Raspberry Pi 4
Alpine Linux 3.11 lançado com o Kernel 5.4 e suporte a Raspberry Pi 4

A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.

Agora, a criadora do Alpine Linux, Natanael Copa, anunciou hoje a disponibilidade do Alpine Linux 3.11.0, uma grande atualização que traz vários novos recursos, melhorias, componentes atualizados e muitas correções de bugs e segurança.

Novidades do Alpine Linux 3.11

Fornecida com a mais recente série de kernel Linux 5.4, a versão Alpine Linux 3.11.0 chegou para adicionar suporte ao computador de placa única Raspberry Pi Foundation Raspberry Pi 4 Modelo B da Raspberry Pi Foundation, que pode ser instalado usando o AArch64 (ARM 64 bits) e Imagens ARMv7.

O Alpine Linux 3.11.0 também adiciona suporte inicial aos ambientes GNOME e KDE Plasma Desktop, que os usuários podem instalar a partir dos principais repositórios de software, suporte à próxima geração da API gráfica Vulkan, além de suporte à camada de tradução baseada no DXVK Vulkan para Direct3D 9, 10 e 11.

Entre outras mudanças incluídas nesta versão, podemos mencionar o suporte ao ambiente de desenvolvimento de software livre e de código aberto MinGW-w64 (GCC para Windows de 64 e 32 bits) e o suporte Rust para todas as arquiteturas, exceto o s390x (IBM System z )

O Alpine Linux 3.11.0 também vem com vários componentes atualizados, como Busybox 1.31.1, Crystal 0.31.1, Erlang 22.1, GCC 9.2.0, Git 2.24.1, Go 1.13.4, LLVM 9.0.0, musl libc 1.1.24 , Nextcloud 17.0.2, Perl 5.30.1, PostgreSQL 12.1, Python 3.8.0, QEMU 4.2.0, Rust 1.39.0, Zabbix 4.4.3 e Xen 4.13.0.

Sob o capô, esta versão remove o linux-vanilla, pois os usuários são recomendados para instalar o linux-lts ao atualizar a partir de uma versão anterior e descontinua o suporte aos pacotes Python 2, que serão completamente removidos na próxima versão. Além disso, os pacotes agora usam /var/mail em vez de /var/spool/mail, e o clamav-libunrar não é mais uma dependência do ClamAV.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Alpine Linux 3.11

A imagem ISO do Alpine Linux 3.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição para qualquer uma das arquiteturas suportadas, incluindo 64 bits (x86_64), 32 bits (x86), s390x (IBM System z), ppc64le (PowerPC 64- Little Endian), ARMhf, AArch64 (ARM64) e ARMv7.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 335

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.