AlmaLinux OS lançou imagens com suporte ao Raspberry Pi 5

Como esperado, finalmente a equipe do AlmaLinux OS lançou imagens com suporte ao Raspberry Pi 5. Confira os detalhes dessa novidade.

O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

O AlmaLinux foi uma das distribuições nascidas do CentOS Linux (não-Stream) chegando ao fim da vida útil e já se destacou na indústria com empresas como a AMD apoiando-o para aqueles que procuram uma comunidade sem custo alternativa ao Red Hat Enterprise Linux.

AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.

Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.

E, agora, o desenvolvedor do AlmaLinux, Koichiro Iwao, compartilhou algumas notícias interessantes para aqueles que desejam executar a alternativa gratuita do Red Hat Enterprise Linux em um computador Raspberry Pi, já que o modelo mais recente do Raspberry Pi 5 é oficialmente suportado.

AlmaLinux OS lançou imagens com suporte ao Raspberry Pi 5

AlmaLinux OS lançou imagens com  suporte ao Raspberry Pi 5
AlmaLinux OS lançou imagens com suporte ao Raspberry Pi 5

Já faz muito tempo e também tem sido um desafio para os desenvolvedores, mas o suporte Raspberry Pi 5 finalmente chegou para as versões AlmaLinux OS 9.4 e AlmaLinux OS 8.10, apresentando o ambiente de desktop GNOME como interface gráfica padrão.

Koichiro Iwao explica os desafios que teve que enfrentar ao atualizar as imagens Raspberry Pi do AlmaLinux OS para suportar a mais recente placa Raspberry Pi 5, dizendo que teve que aprender o processo de inicialização do Raspberry Pi para construir um kernel para o AlmaLinux OS baseado no Linux oficial. Kernel 6.6 LTS usado no Raspberry Pi OS.

Em uma postagem no blog, Koichiro Iwao disse que:

“Embora eu já tivesse contribuído com imagens do AlmaLinux Raspberry Pi, não sabia muito sobre o processo de inicialização. Demorou muito tempo e esforço para construir com sucesso um kernel em meu ambiente ARM, superando compilações com falha e problemas de inicialização ao longo do caminho”

Outro desafio que Koichiro Iwao teve que enfrentar ao adicionar suporte ao Raspberry Pi 5 foi entender as diferenças entre o modelo anterior do Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 5.

No final, ele reformulou com sucesso o kernel para inicializar o sistema operacional baseado em RHEL no Raspberry Pi. Pi 5.

Se você quiser fazer um test drive do AlmaLinux OS em seu computador Raspberry Pi 5, seja apenas usando o lindo desktop GNOME para suas tarefas diárias ou implantando um poderoso servidor Linux, você pode baixar as imagens agora mesmo no site oficial.

As imagens Raspberry Pi também são suportadas nas placas Raspberry Pi 4 Modelo B, Raspberry Pi 400, Raspberry Pi 3 Modelo B+ e Raspberry Pi 3 Modelo A+. AlmaLinux OS para Raspberry Pi usa Wayland como sessão padrão para o desktop GNOME 40.4 usando nome de usuário e senha almalinux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.