A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão estável, o AlmaLinux OS 9.5. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
O AlmaLinux foi uma das distribuições nascidas do CentOS Linux (não-Stream) chegando ao fim da vida útil e já se destacou na indústria com empresas como a AMD apoiando-o para aqueles que procuram uma comunidade sem custo alternativa ao Red Hat Enterprise Linux.
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9.5, a AlmaLinux OS Foundation anunciou a disponibilidade geral do AlmaLinux 9.5 como uma alternativa gratuita aos sistemas RHEL e CentOS.
Novidades do AlmaLinux OS 9.5
A AlmaLinux OS Foundation anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do AlmaLinux OS 9.5 (codinome Teal Serval), como a versão estável mais recente deste fork gratuito do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Construído a partir das mesmas fontes do Red Hat Enterprise Linux e totalmente compatível com o Red Hat Enterprise Linux 9.5, o AlmaLinux OS 9.5 está aqui para introduzir melhorias no monitoramento de desempenho do sistema, visualização e coleta de dados de desempenho do sistema.
O AlmaLinux OS 9.5 também traz fluxos de módulos atualizados que oferecem melhor suporte para aplicativos da web, atualizações de segurança direcionadas ao fortalecimento da criptografia e pacotes de crypto-policies foram atualizados para estender seu controle à seleção de algoritmos em Java.
Além disso, a política SELinux foi atualizada para fornecer um booleano que permite que o QEMU Guest Agent execute comandos confinados, o programa ca-certificates também foi atualizado para fornecer raízes CA confiáveis no formato de diretório OpenSSL,
Além disso, esta versão melhora o desempenho, a confiabilidade e a escalabilidade para desenvolvedores ao criar e gerenciar aplicativos graças às novas versões de compiladores, incluindo GCC 14, LLVM 18.1.8, Rust 1.79.0, Go 1.22, GCC 11.5 e Annobin 12.70.
Outros componentes atualizados na versão AlmaLinux OS 9.5 incluem .NET 9.0, BIND 9.18, Apache 2.4.62, Node.js 22, GDB 14.2, Valgrind 3.23.0, SystemTap 5.1, elfutils 0.191, libabigail 2.5, PCP 6.2.2, Grafana 10.2.6, NSS 3.101 e OpenSSL 3.2.2.
Assim como a versão upstream Red Hat Enterprise Linux 9.5, o AlmaLinux OS 9.5 é alimentado pelo kernel Linux 5.14.0-427.13.1.el9_4.
Esta versão está disponível para download no site oficial como ISOs de instalação para arquiteturas de 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e IBM system Z (s390x).
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux OS 9.5
A imagem ISO do AlmaLinux OS 9.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
AlmaLinux 9.5 está disponível para download agora mesmo no site oficial para as arquiteturas x86_64 (64 bits), AArch64 (ARM64), PPC64le (PowerPC 64 bits Little Endian) e s390x (IBM System z).
Imagens ao vivo com os desktops GNOME, KDE Plasma, Xfce e MATE também estão disponíveis para download, junto com imagens de nuvem e contêiner.
Os usuários existentes do AlmaLinux OS 8.6 podem atualizar suas instalações para o AlmaLinux 9.x seguindo as instruções de atualização fornecidas nas notas de versão.
Como o AlmaLinux OS pretende ser um substituto pronto para produção e para a distribuição CentOS Linux descontinuada, você deve conferir o projeto ELevate do AlmaLinux, que promete simplificar a migração entre as principais versões das distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux do 7. .x para a série 8.x, como CentOS 7.x para qualquer série 8.x de distribuições de sua escolha da mesma família.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux