A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão estável, o AlmaLinux 9.3. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
O AlmaLinux foi uma das distribuições nascidas do CentOS Linux (não-Stream) chegando ao fim da vida útil e já se destacou na indústria com empresas como a AMD apoiando-o para aqueles que procuram uma comunidade sem custo alternativa ao Red Hat Enterprise Linux.
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9.3, a AlmaLinux OS Foundation anunciou a disponibilidade geral do AlmaLinux 9.3 como uma alternativa gratuita aos sistemas RHEL e CentOS.
Novidades do AlmaLinux 9.3
Com o codinome “Shamrock Pampas Cat”, o lançamento do AlmaLinux OS 9.3 chega quase seis meses após o AlmaLinux OS 9.2 e promete melhorar a flexibilidade e a confiabilidade, aumentar a segurança em ambientes híbridos, simplificar a automação e o gerenciamento de sistemas, bem como oferecer maior segurança e conformidade. .
Esta versão atualiza o Web Console para simplificar as tarefas de gerenciamento, apresenta aos usuários a capacidade de configurar ações de verificação de integridade para contêineres Podman e dispositivos vsock em máquinas virtuais e atualiza Application Streams para fornecer aos desenvolvedores toda a flexibilidade e opções de personalização de que precisam.
Além disso, o AlmaLinux OS 9.3 está aqui para oferecer maior flexibilidade, estabilidade e confiabilidade para inovação em nuvem híbrida. Nos bastidores, a distribuição é alimentada pelo kernel Linux 5.14.0-362.8.1.el9_3 do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9.3 upstream.
O conjunto de ferramentas também foi atualizado com componentes como GCC 11.4.1 como compilador padrão do sistema, bem como GCC 13, LLVM 16.0.6, Rust 1.71.1, Go 1.20.10, Keylime 7.3.0, Node.js 20 , Redis 7, Apache 2.4.57, Grafana 9.2.10, PCP 6.0.5, Valgrind 3.21, SystemTap 4.9, elfutils 0.189, OpenSCAP 1.3.8, SEtools 4.4.3 e pcsc-lite-ccid 1.5.2.
Em termos de segurança, a versão AlmaLinux OS 9.3 melhora o suporte para a extensão Extended Master Secret (EMS) (RFC 7627) exigida pelo padrão FIPS-140-3 para todas as conexões TLS 1.2 e atualiza o Guia de Segurança SCAP para a versão 0.1.69, que traz três novos perfis SCAP alinhados ao guia CCN-STIC-610A22 e aos perfis ANSSI 2.0.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux 9.3
A imagem ISO do AlmaLinux 9.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
AlmaLinux 9.3 está disponível para download agora mesmo no site oficial para as arquiteturas x86_64 (64 bits), AArch64 (ARM64), PPC64le (PowerPC 64 bits Little Endian) e s390x (IBM System z).
Imagens ao vivo com os desktops GNOME, KDE Plasma, Xfce e MATE também estão disponíveis para download, junto com imagens de nuvem e contêiner.
Os usuários existentes do AlmaLinux OS 8.6 podem atualizar suas instalações para o AlmaLinux 9 seguindo as instruções de atualização fornecidas nas notas de versão.
Como o AlmaLinux OS pretende ser um substituto pronto para produção e para a distribuição CentOS Linux descontinuada, você deve conferir o projeto ELevate do AlmaLinux, que promete simplificar a migração entre as principais versões das distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux do 7. .x para a série 8.x, como CentOS 7.x para qualquer série 8.x de distribuições de sua escolha da mesma família.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux