A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão de desenvolvimento, o AlmaLinux OS 8.6 Beta. Confira as novidades e veja onde baixar para testar.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, a equipe AlmaLinux publicou uma nova versão de desenvolvimento, o AlmaLinux OS 8.6 Beta.
Novidades do AlmaLinux OS 8.6 Beta
O AlmaLinux 8.6 Beta contém aprimoramentos do console web e algumas novas funções do sistema para simplificar a administração do sistema.
As atualizações de segurança incluem versões upstream para o SCAP Security Guide, OpenSCAP e outros pacotes, entre outras melhorias.
Segundo o registro de alterações no AlmaLinux OS 8.6 Beta foram adicionados novos fluxos de módulo; PHP 8.0, Perl 5,32, log4j 2, container-tools 4.0, e foram adicionados novos repositórios Real Time (RT) e Real Time for NFV (NFV).
Além disso, no AlmaLinux OS 8.6 Beta foi adicionado o suporte a arquivos de configuração drop-in para OpenSSH, adicionada a opção --checksum
ao comando semodule
para verificar as versões dos módulos de política SELinux instalados.
Como de costume, um simples lembrete, esta é uma versão beta, ou seja, não deve ser usado para instalações de produção. Sim, as instruções de atualização fornecidas não devem ser usadas em máquinas de produção, a menos que você não se importe se algo quebrar.
Agora, se você quiser testar isso de alguma forma, em algum lugar para ver como as coisas funcionarão no 8.6 estável, você está no caminho certo.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux OS 8.6 Beta
A imagem ISO do AlmaLinux OS 8.6 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux