AlmaLinux Kitten 10, uma versão prévia do futuro AlmaLinux 10

Conheça o AlmaLinux Kitten 10, uma versão prévia do futuro AlmaLinux 10. Confira os detalhes dessa nova e importante iniciativa.

AlmaLinux OS é uma distribuição Linux de código aberto, desenvolvida como uma alternativa ao CentOS, após sua mudança de foco para o CentOS Stream. Ela é baseada no código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), oferecendo compatibilidade binária completa.

O AlmaLinux é mantido por uma comunidade de desenvolvedores e é popular entre empresas e usuários que buscam uma plataforma estável e de longa duração para servidores e aplicações empresariais.

Agora, o AlmaLinux Kitten 10 foi apresentado como o que será a próxima iteração desta distribuição Linux de nível empresarial baseada na comunidade e derivada do RHEL/CentOS.

AlmaLinux Kitten 10, uma versão prévia do futuro AlmaLinux 10

AlmaLinux Kitten 10, uma versão prévia do futuro AlmaLinux 10
AlmaLinux Kitten 10 é uma versão prévia do próximo grande lançamento do AlmaLinux 10, construído no CentOS Stream 10 — a base para o próximo RHEL 10.

Em resumo, o Kitten oferece uma prévia do próximo grande lançamento do AlmaLinux 10 com suporte a x86-64-v2, inicialização segura e muito mais.

O objetivo deste lançamento é apenas fornecer à comunidade de código aberto uma prévia do que esperar da versão final. Em outras palavras, não se destina ao uso em ambientes de produção!

Mas o que significa “Kitten”? De acordo com o projeto, o nome é uma homenagem à tradição do AlmaLinux de usar codinomes com tema de gato. Então, assim como um gatinho se transforma em um gato, o Kitten 10 evoluirá para o lançamento final do AlmaLinux 10.

E agora, o mais importante — o que podemos esperar da futura criatura estável? Aqui estão os principais destaques:

  • Reativando ponteiros de quadro : o AlmaLinux Kitten reativa ponteiros de quadro, permitindo rastreamento em tempo real em todo o sistema e otimização de desempenho.
  • Suporte para hardware mais antigo : diferentemente do RHEL 10, cujo padrão é x86-64-v3, o AlmaLinux Kitten também oferece suporte a x86-64-v2, garantindo compatibilidade com hardware mais antigo.
  • Adicionando SPICE e KVM para IBM POWER : O RHEL removeu o suporte a SPICE e KVM para IBM POWER na versão 9.0, mas agora eles foram reativados no Kitten 10 para atender à demanda da comunidade.
  • Empacotamento RPM contínuo para Firefox e Thunderbird : diferentemente do CentOS Stream, que migrou para versões Flatpak, o AlmaLinux OS Kitten 10 fornece pacotes RPM para Firefox e Thunderbird para oferecer suporte a usuários de desktop.
  • Mais hardware suportado : o lançamento também traz de volta o suporte para mais de 150 dispositivos removidos anteriormente.

Além disso, o Kitten 10 inclui vários novos recursos e tecnologias, incluindo o mais recente GCC 14.2, Rust 1.79, PHP 8.3 e glibc 2.39.

O pacote também inclui ferramentas de virtualização como QEMU-KVM 9.1 e medidas de segurança aprimoradas, como Secure Boot para plataformas Intel/AMD e ARM.

Para completar, os desenvolvedores encontrarão versões atualizadas de ferramentas essenciais como Bash 5.2, CMake 3.28 e LLVM-toolset 18.1.

Por fim, as imagens ISO de instalação do AlmaLinux Kitten 10 estão disponíveis para download aqui se você quiser experimentar seus novos recursos em primeira mão. Para obter mais informações, consulte o anúncio ou as notas de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.