A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão estável, o AlmaLinux 9. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
O AlmaLinux foi uma das distribuições nascidas do CentOS Linux (não-Stream) chegando ao fim da vida útil e já se destacou na indústria com empresas como a AMD apoiando-o para aqueles que procuram uma comunidade sem custo alternativa ao Red Hat Enterprise Linux.
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9, a AlmaLinux OS Foundation anunciou a disponibilidade geral do AlmaLinux 9 como uma alternativa gratuita aos sistemas RHEL e CentOS.
Novidades do AlmaLinux 9
É fantástico ver o AlmaLinux 9.0 já em GA após a disponibilidade geral do Red hat Enterprise Linux 9.0 da semana passada. O AlmaLinux 9 beta está disponível desde abril e eles foram rápidos em abotoar as coisas após a estreia do RHEL 9.0 upstream.
Se você se lembrar de quando o RHEL 8.0 foi GA em maio de 2019, não foi até setembro de 2019 quando o CentOS 8.0 foi lançado.
Atrasos de várias semanas ou mesmo de vários meses não foram incomuns ao longo dos anos para essas alternativas comunitárias/sem custo ao RHEL, seja CentOS, o antigo Scientific Linux e outros.
Portanto, ver o AlmaLinux pela primeira vez com uma opção baseada no RHEL 9.0 é bastante empolgante.
No ano passado, o AlmaLinux ganhou fama como uma alternativa de distribuição Linux empresarial sem custo ao CentOS/RHEL.
O AlmaLinux 9 está aqui como o primeiro lançamento do AlmaLinux que deriva do CentOS Stream através do RHEL.
Assim como no Red Hat Enterprise Linux 9 upstream, o AlmaLinux 9 está fazendo uso do kernel Linux 5.14, GCC 11 como compilador do sistema, Python 3.9 e as outras versões/fontes de pacotes como RHEL9.
Sendo mais claro, para desenvolvedores de aplicativos, o AlmaLinux 9 traz algumas das melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux, incluindo GCC 11 como o compilador de sistema padrão, Python 3.9 com suporte a fuso horário adequado, atualização de dicionário, um novo analisador de alto desempenho, operadores de mesclagem e nova string funções, bem como GNU C Library 2.34, e as versões mais recentes dos compiladores LLVM, Rust e Go.
O RHEL/AlmaLinux 9 também enfatiza as melhorias feitas na interface de gerenciamento da web do Cockpit, aprimoramentos de patch ao vivo do kernel, melhorias na integração de contêiner e nuvem, OpenSSL 3 e uma variedade de outras melhorias de segurança.
Esta versão também torna o AlmaLinux um sistema operacional mais seguro por meio de criptografia de nível superior e melhorias na velocidade do SELinux, juntamente com a capacidade de usar autenticação de cartão inteligente para acessar hosts remotos, perfis de segurança adicionais para ajudar a alcançar a conformidade com padrões como PCI-DSS e HIPAA, mais detalhes de log do SSSD, suporte ao OpenSSL 3 e desativação do login de senha de root SSH por padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux 9
A imagem ISO do AlmaLinux 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O AlmaLinux 9 está disponível para download no link acima como imagens ISO para arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM64 (AArch64) e PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e está pronto para implantação em produção. Imagens live, Raspberry Pi, Cloud e Container também estarão disponíveis para download em breve.
Os usuários existentes do AlmaLinux OS 8.6 podem atualizar suas instalações para o AlmaLinux 9 seguindo as instruções de atualização fornecidas nas notas de versão.
Como o AlmaLinux OS pretende ser um substituto pronto para produção e para a distribuição CentOS Linux descontinuada, você deve conferir o projeto ELevate do AlmaLinux, que promete simplificar a migração entre as principais versões das distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux do 7. .x para a série 8.x, como CentOS 7.x para qualquer série 8.x de distribuições de sua escolha da mesma família.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux