A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão estável, o AlmaLinux 9.1. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
O AlmaLinux foi uma das distribuições nascidas do CentOS Linux (não-Stream) chegando ao fim da vida útil e já se destacou na indústria com empresas como a AMD apoiando-o para aqueles que procuram uma comunidade sem custo alternativa ao Red Hat Enterprise Linux.
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9.1, a AlmaLinux OS Foundation anunciou a disponibilidade geral do AlmaLinux 9.1 como uma alternativa gratuita aos sistemas RHEL e CentOS.
Novidades do AlmaLinux 9.1
Baseado no recém-lançado sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9.1, o AlmaLinux 9.1 é uma distro compatível com binário 1:1 com RHEL, é alimentado pelo kernel Linux 5.14.0-160.el9 e está disponível para 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), PowerPC de 64 bits Little Endian (ppc64le) e arquiteturas IBM System z (s390x).
Este lançamento foi anunciado durante a conferência HPC SuperComputing 2022 (SC22) com foco em segurança e inovação em nuvem híbrida aberta. Ele apresenta o Keylime, uma ferramenta de atestado de máquina remota que usa a tecnologia TPM (Trusted Platform Module) para permitir que você verifique e monitore continuamente a integridade de suas máquinas remotas.
Além disso, o AlmaLinux 9.1 vem com o SELinux (Security-Enhanced Linux) 3.4, uma versão que apresenta novos recursos como suporte para SHA-256 na ferramenta semodule, novos utilitários de política no pacote libsepol-utils e reetiquetagem paralela para melhorar o desempenho da reetiquetagem XMLStarlet, uma nova ferramenta para analisar, transformar, consultar, validar e editar arquivos XML, também está presente neste lançamento, que também foi adicionado ao lançamento do AlmaLinux 8.7 no início desta semana.
Benny Vasquez, presidente do conselho da AlmaLinux OS Foundation, disse que:
“O AlmaLinux é muito usado em HPC e outros ambientes de nuvem híbrida e o AlmaLinux 9.1 inclui melhorias que oferecem suporte aos usuários, não importa o que estejam executando. Continuamos respondendo às necessidades da comunidade, fornecendo uma distribuição Linux pronta para empresas, gratuita, segura, fácil de usar, confiável e rápida de liberar após o upstream. Construir o sucessor preferido do CentOS exige muito trabalho, mas estamos comprometidos em fornecer um sistema operacional Linux de nível empresarial gratuito e aberto, de propriedade e governo da comunidade.”
O AlmaLinux 9.1 também inclui linguagens dinâmicas atualizadas, ferramentas de linha de comando, conjuntos de ferramentas de compilador, ferramentas de desempenho e depuradores, ferramentas de monitoramento de desempenho e serviços de infraestrutura.
Isso inclui GCC 12, LLVM 14.0.0, Rust 1.62, Go 1.18, PHP 8.1, Ruby 3.1, Node.js 18, Apache 2.4.53, GNU C Library 2.34, GNU Binutils 2.35.2, GDB 10.2, Valgrind 3.19, SystemTap 4.7, Dyninst 12.1.0, PCP 5.3.7, Grafana 7.5.13, elfutils 0.187, Chrony 4.2, Unbound 1.16.2, frr 8.2.2 e muitos outros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux 9.1
A imagem ISO do AlmaLinux 9.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O AlmaLinux 9 está disponível para download no link acima como imagens ISO para arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM64 (AArch64) e PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e está pronto para implantação em produção. Imagens live, Raspberry Pi, Cloud e Container também estarão disponíveis para download em breve.
Os usuários existentes do AlmaLinux OS 8.6 podem atualizar suas instalações para o AlmaLinux 9 seguindo as instruções de atualização fornecidas nas notas de versão.
Como o AlmaLinux OS pretende ser um substituto pronto para produção e para a distribuição CentOS Linux descontinuada, você deve conferir o projeto ELevate do AlmaLinux, que promete simplificar a migração entre as principais versões das distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux do 7. .x para a série 8.x, como CentOS 7.x para qualquer série 8.x de distribuições de sua escolha da mesma família.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux