A equipe AlmaLinux publicou uma nova versão estável, o AlmaLinux OS 8.7. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O AlmaLinux OS é um projeto de código aberto, orientado pela comunidade, construído a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
AlmaLinux OS é um clone do Red Hat Enterprise Linux que se esforça para ser totalmente compatível com binários com seu provedor upstream.
Mas que isso, o AlmaLinux é um fork completamente compatível com binários do RHEL 8 e é mantido pela AlmaLinux OS Foundation, que é um registro sem fins lucrativos.
E, agora, a AlmaLinux OS Foundation anunciou o lançamento do AlmaLinux 8.7 como uma alternativa gratuita e de código aberto aos sistemas operacionais CentOS Linux e RHEL (Red Hat Enterprise Linux).
Novidades do AlmaLinux OS 8.7
O AlmaLinux 8.7 está aqui seis meses após o lançamento do AlmaLinux 8.6 baseado no sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.7, com o qual é compatível com binário 1:1. Esta versão é alimentada pelo kernel Linux 4.18.0-423.el8 e é compatível com as arquiteturas de 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e IBM System z (s390x).
Os destaques incluem guias técnicos aprimorados da Defense Information System Agency (DISA), atualizações importantes de segurança para as bibliotecas do Network Security Services (NSS) que alteram o tamanho mínimo da chave para todas as operações RSA de 128 para 1023 bits, bem como atualizações e melhorias nos serviços de infraestrutura e linguagens de programação dinâmicas.
Além disso, o AlmaLinux 8.7 traz várias mudanças na configuração do sistema, incluindo o instalador e as ferramentas de criação de imagens para permitir a construção de imagens do AlmaLinux com partições de ponto de montagem /boot personalizadas, bem como tamanhos.
Novos pacotes também estão presentes nesta versão, como XMLStarlet, uma ferramenta para analisar, consultar, transformar, editar e validar arquivos XML.
Benny Vasquez, presidente do conselho da AlmaLinux OS Foundation, disse que:
“Somos motivados pelo nosso dever com a comunidade de continuar a oferecer uma plataforma segura, fácil de usar e confiável. Nosso objetivo é fornecer a qualidade e a pontualidade que os usuários finais exigem do sucessor líder do CentOS e fornecer um sistema operacional Linux de nível empresarial, livre e aberto, de propriedade e governado pela comunidade.”
Atualizações importantes de pacotes incluem OpenCryptoKi, Chrony, Unbound, powerpc-utils e libva. Os pacotes Ruby 3.1, Mercurial 6.2 e Node.js 18 também estão incluídos na versão AlmaLinux 8.7.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AlmaLinux OS 8.7
A imagem ISO do AlmaLinux OS 8.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O AlmaLinux OS 8.7 está disponível para download no link acima como imagens ISO para arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM64 (AArch64) e PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e está pronto para implantação em produção. Imagens live, Raspberry Pi, Cloud e Container também estarão disponíveis para download em breve.
Os usuários existentes do AlmaLinux OS podem atualizar suas instalações para o AlmaLinux OS 8.7 seguindo as instruções de atualização fornecidas nas notas de versão.
Como o AlmaLinux OS pretende ser um substituto pronto para produção e para a distribuição CentOS Linux descontinuada, você deve conferir o projeto ELevate do AlmaLinux, que promete simplificar a migração entre as principais versões das distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux do 7. .x para a série 8.x, como CentOS 7.x para qualquer série 8.x de distribuições de sua escolha da mesma família.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux