Se você gostou do Alarmo, a boa notícia é que agora você pode rodar Doom no despertador da Nintendo, embora ainda existam limitações.
No mês passado, a Nintendo lançou um despertador interativo de US$ 100 chamado Alarmo.
É um pequeno dispositivo estranho, mas charmoso, que permite que você acorde com música de jogos clássicos da Nintendo e sensores de movimento para rastrear seus movimentos para reproduzir sons de jogos, parar o alarme quando você sai da cama ou até mesmo relatar sua qualidade de sono (com base em quanto você se move enquanto dorme).
Mas acontece que também é um dispositivo hackeavel que pode fazer muito mais do que atuar como um despertador musical interativo. Um exemplo: você pode rodar Doom nele.
Agora você pode rodar Doom no despertador da Nintendo
Poucos dias depois de descrever como era possível carregar firmware personalizado em um Nintendo Alarmo, GaryOderNichts compartilhou um vídeo mostrando Doom rodando no despertador e postou instruções no GitHub para qualquer um que queira fazer o mesmo com seu próprio dispositivo.
Ele não roda perfeitamente: até agora não há áudio. Mas você pode jogar pressionando os botões na parte superior do Alarmo.
Uma das coisas mais intrigantes sobre isso é o pouco tempo que levou para os hackers descobrirem como carregar firmware personalizado no Alarmo.
Pronto para uso, é um dispositivo relativamente simples que apresenta um microcontrolador STM32H730ZBI6 e 4 GB de armazenamento eMMC.
Mas também há suporte para WiFi de 2,4 GHz para instalar temas e atualizações de software, um sensor mmWave de 24 GHz para detecção de movimento e uma porta USB Tipo C para energia e dados.
GaryOderNichts escreveu uma postagem de blog descrevendo como uma pequena equipe (incluindo @_spinda @hexkyz) trabalhou em conjunto para descobrir como carregar firmware personalizado no Alarmo.
Embora a exploração inicial envolvesse desmontar o sistema e soldar alguns fios para pinos de depuração na placa, eles descobriram que é possível “carregar binários de firmware arbitrários via USB sem nem mesmo abrir o Alarmo”.
Depois de compartilhar inicialmente uma carga útil de prova de conceito que exibe uma imagem de um gato, o próximo passo foi obviamente portar Doom para o Alarmo.
Infelizmente, duvido que o pequeno despertador tenha potência suficiente para o próximo passo óbvio, então não… ele provavelmente não pode rodar Crysis.