E foi lançado o instalador openSUSE Agama 9 com interface melhorada, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Agama é um novo instalador Linux nascido no núcleo da equipe YaST. Ele foi projetado para oferecer reutilização, integração com ferramentas de terceiros e possibilidade de construção de interfaces de usuário avançadas.
Este novo projeto segue duas motivações principais: superar algumas limitações do YaST e servir como instalador para novos projetos, como aqueles baseados no SUSE Linux Framework One.
Enfim, Agama é o instalador de próxima geração ainda em desenvolvimento, previsto para estrear nos próximos lançamentos ALP do openSUSE.
E, recentemente, foi feito um anúncio importante na openSUSE Conference 2024: o lançamento do Agama Installer 9.
Novidades do openSUSE Agama 9
A versão anterior, Agama 8, introduziu uma nova API HTTP e aprimorou a interface do usuário para gerenciar dispositivos de armazenamento, tornando-a poderosa e fácil de usar.
Agora, o Agama 9 se baseia nisso com uma nova aparência e recursos.
Agama 9 estreia uma nova interface de usuário web moderna que adota uma abordagem de design clássico com uma barra lateral para navegação aprimorada. Uma revisão foi necessária porque a versão anterior não suportava adequadamente os recursos de expansão.
A área de redes, em particular, também recebeu melhorias significativas, sugerindo foco na conectividade e facilidade de configuração.
Outro destaque do Agama 9 é sua compatibilidade com o AutoYaST, que muitos usuários do openSUSE usam para implantações automatizadas de sistemas.
Diante disso, o Agama 9 agora pode importar parcialmente perfis do AutoYaST, traduzindo-os em um formato que possa processar. Essa compatibilidade se estende aos principais recursos de implantação, como particionamento e rede.
Além disso, o instalador agora fornece informações de hardware mais detalhadas durante o processo de configuração e suporta configuração avançada por meio da interface de linha de comando.
Isso inclui um novo recurso que permite aos usuários modificar e aplicar configurações diretamente de seu editor preferido.
Por último, o novo Agama Live ISO aumenta a segurança, substituindo a senha root padrão ‘linux’ por outras personalizáveis ou geradas aleatoriamente.
Além disso, a ISO agora suporta a instalação de pacotes definidos pelo usuário, facilitando atualizações e modificações diretamente no sistema ativo.
Para saber mais sobre essa versão do Agama, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Agama
A maneira mais fácil de experimentar o Agama é pegar uma imagem ISO ao vivo e inicializá-la em uma máquina virtual. Essa também é a maneira recomendada se você quiser apenas jogar e vê-lo em ação. Se quiser dar uma olhada mais de perto, clone e configure o projeto conforme explicado na próxima seção.
Você pode baixar o ISO do openSUSE Build Service.