Se você sempre quis ter uma opção aberta do Java em seu PC, conheça e veja como instalar o AdoptOpenJDK no Fedora e derivados.
Para quem ainda não conhece, AdoptOpenJDK é uma iniciativa que visa facilitar a difusão e instalação de OpenJDK especialmente entre usuários e do Windows Mac, já que aparentemente a maioria deles não conhecia este último projeto, apesar dele ser a base tecnológica de Java como a conhecemos hoje.
O java está entre as principais linguagens e plataformas de programação do mundo.
O AdoptOpenJDK usa scripts de infraestrutura, construção e teste para produzir binários pré-compilados a partir de bibliotecas de classes OpenJDK e uma opção entre o OpenJDK HotSpot ou o Eclipse OpenJ9 VM.
Todos os binários e scripts do AdoptOpenJDK são de código aberto e estão disponíveis gratuitamente.
Embora AdoptOpenJDK seja destinado principalmente a usuários de Windows e Mac, nos nos últimos tempos aumentou a procura pro ele pelos usuários de Linux para obter melhor suporte a automatização de manutenção através de repositórios oficiais, em vez de ter que usar a instalação manual, já que isso tinha que ser feito a partir do arquivo tar.gz.
Como instalar o AdoptOpenJDK no Fedora e seus derivados
Para instalar o AdoptOpenJDK no Fedora e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
echo -e '[adoptopenjdk]\n Name=AdoptOpenJDK $releasever - $basearch\n baseurl=https://adoptopenjdk.jfrog.io/adoptopenjdk/rpm/fedora/$releasever/$basearch\n enabled=1\n gpgcheck=1\n gpgkey=https://adoptopenjdk.jfrog.io/adoptopenjdk/api/gpg/key/public' | sudo tee /etc/yum.repos.d/adoptopenjdk.repo
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o JRE (Java Runtime Environment, ou Ambiente de Tempo de Execução Java), conforme a versão que você quer usar;
sudo dnf install adoptopenjre-8-hotspot-jre
Ou
sudo dnf install adoptopenjre-11-hotspot-jre
Ou
sudo dnf install adoptopenjre-14-hotspot-jre
Ou
sudo dnf install adoptopenjre-15-hotspot-jre
Ou
sudo dnf install adoptopenjre-16-hotspot-jre
Passo 5. Se quiser instalar o JDK (Java Development Kit, item necessário para desenvolver aplicativos java), utilize o comando abaixo conforme a versão que você quer usar. Lembre-se de que tem instalar o JRE como uma dependência;
sudo dnf install adoptopenjdk-8-hotspot
Ou
sudo dnf install adoptopenjdk-11-hotspot
Ou
sudo dnf install adoptopenjdk-14-hotspot
Ou
sudo dnf install adoptopenjdk-15-hotspot
Ou
sudo dnf install adoptopenjdk-16-hotspot
Na primeira instalação, o usuário será solicitado a aceitar a chave do repositório, que obviamente deve ser aceita.
Aqueles que querem instalar AdoptOpenJDK em outros sistemas construídos com as tecnologias Red Hat podem seguir o seguinte endereço e adaptar o comando Fedora 30 para outro sistema (seguindo o exemplo, escreva ‘centos’ ou ‘rhel’ ao invés de ‘fedora’ e estabeleça um número de versão no caso da variável “$ releasever” não funcionar).
Também é importante considerar a alteração do comando DNF para Yum se o RHEL for usado.
Desinstalando o AdoptOpenJDK no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o AdoptOpenJDK no Fedora e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo apt-get remove adoptopenjdk --auto-remove