Adoção do postmarketOS continua crescendo em ritmo acelerado

Informações do Tux Phones indicam que a adoção do postmarketOS continua crescendo em ritmo acelerado. Confira os detalhes dessa tendência.

A adoção do Linux parece estar melhorando não apenas no desktop, mas também no celular, onde projetos como o postmarketOS continuam evoluindo em um ritmo super-rápido.

Adoção do postmarketOS continua crescendo em ritmo acelerado
Adoção do postmarketOS continua crescendo em ritmo acelerado

E, de acordo com os novos dados do Tux Phones, o postmarketOS já está sendo executado em cerca de 200 dispositivos móveis, incluindo telefones e tablets, e essa é sem dúvida, uma conquista notável para o mundo do Linux.

Adoção do postmarketOS continua crescendo em ritmo acelerado

Embora levar o Linux para um smartphone ainda enfrente uma série de desafios e fazer a coisa toda não seja necessariamente um projeto para o Joe Médio, há esperança de que quanto mais desenvolvedores participem desse esforço, mais fácil se torne a implantação de sistemas operacionais como o postmarketOS em qualquer telefone.

Por exemplo, alguém conseguiu instalar recentemente o postmarketOS em um iPhone 7, algo que alguns anos atrás era considerado totalmente impossível, dado o jardim murado da Apple.

Mas agora, todo mundo com um iPhone 7 pode fazer isso seguindo as instruções compartilhadas pelo desenvolvedor no project-insanity.org.

Sobre isso, o desenvolvedor do projeto disse o seguinte:

“Espero que isso traga mais progresso aos sistemas operacionais Linux personalizados em dispositivos Apple. Já existem experimentos com inicialização dupla e particionamento. Talvez seja possível, no futuro, obter armazenamento persistente no telefone para sistemas Linux!”

Mas, sem dúvida, levará anos até que o Linux seja considerado uma alternativa válida para sistemas operacionais móveis como Android e iOS.

Por enquanto, ele continua sendo um projeto voltado principalmente para desenvolvedores, entusiastas e usuários avançados que querem apenas experimentar o Linux além da área de trabalho tradicional.

Mas, com o suporte certo, o Linux em telefones celulares evoluiria ainda mais em um ritmo ainda mais rápido, eventualmente se tornando o terceiro sistema operacional móvel que tantas pessoas esperam após o desaparecimento do BlackBerry e do Windows 10 Mobile.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.