Se seu sistema não possui um espaço de troca e você precisa usar esse recurso, veja como adicionar a Swap no Linux e configurá-la.
Swap é um espaço em um disco que é usado quando a quantidade de memória RAM física está cheia. Quando um sistema Linux fica sem RAM, as páginas inativas são movidas da RAM para o espaço de troca.
O swap é muito útil para o sistema que requer mais RAM disponível físico. Em termos gerais, swap é uma parte do disco rígido usado como RAM no sistema.
Assim, se a memória estiver cheia e o sistema precisar de mais RAM para executar os aplicativos corretamente, ele verifica o espaço de troca e transfere arquivos para lá.
O espaço de troca pode assumir a forma de uma partição de troca dedicada ou de um arquivo de troca.
Na maioria dos casos, por exemplo, quando rodando o Ubuntu em uma máquina virtual, uma partição de swap não está presente, então a única opção é criar um arquivo de troca.
Alguns sistemas Linux não tem swap nele. Por isso, muitas vezes os serviços falharam devido a memória insuficiente. Nesta situação, a criação do arquivo Swap é a melhor saída.
Este artigo irá ajudá-lo a criar um arquivo de troca no sistema Linux após a instalação, ou seja a adicionar a Swap no Linux.
Como adicionar a Swap no Linux e configurá-la
Para adicionar a Swap no Linux e configurá-la, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Antes de começar, certifique-se de que o sistema já está ativado. Se não houver swap, você receberá apenas o cabeçalho de saída.;
sudo swapon -s
Passo 3. Antes de criar o arquivo, verifique se há espaço livre suficiente no disco. Geralmente, recomenda que a troca seja igual ao dobro da memória física instalada. Depois, use os comandos abaixo (lembre-se de ajustar o tamanha para o que você precisa e pode usar);
sudo fallocate -l 4G /swapfile
chmod 600 /swapfile
Passo 4. Torne o arquivo swap utilizável usando o comando mkswap.;
sudo mkswap /swapfile
Passo 5. Em seguida, configure o swap para o sistema usando o comando swapon;
sudo swapon /swapfile
Passo 6. Agora, verifique novamente se a swap está ativada ou não. Se você fez tudo certo ao adicionar a Swap no Linux, verá resultados como abaixo;
sudo swapon -s
Filename Type Size Used Priority
/swapfile file 4194300 0 -1
Passo 7. Abra o arquivo /etc/fstab com o comando abaixo. Observe que o comando gedit pode ser substituído pelo nome do seu editor favorito;
sudo gedit /etc/fstab
Passo 8. E adicione a seguinte entrada nele para ativar a swap na reinicialização do sistema. Depois, salve o arquivo e feche o editor;
/swapfile none swap sw 0 0
Pronto: Após adicionar a Swap no Linux, você já pode usar seu sistema e observar a diferença que essa memória virtual causa nele.