Conheça o Acer Aspire 1, um laptop com Snapdragon 7c que pode rodar Linux, graças a uma adição recente ao kernel Linux upstream.
O Acer Aspire 1 (A114-61) é um laptop barato com tela full HD de 14 polegadas, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 7c Gen 1, foi lançado em 2021 como um notebook econômico rodando Windows 10 no software S Mode.
Mas os desenvolvedores têm trabalhado para adicionar suporte ao kernel principal do Linux e, com uma adição recente ao kernel Linux upstream, esse trabalho está quase completo.
Acer Aspire 1, um laptop com Snapdragon 7c que pode rodar Linux
Como observa o Phoronix, o suporte para o Acer Aspire 1 foi amplamente adicionado ao kernel do Linux quando o Linux 6.5 foi lançado neste semestre. Mas algum hardware ainda não era compatível.
O patch de kernel mais recente inclui um driver de controlador incorporado para o laptop da Acer que oferece suporte para USB Type-C DisplayPort Alt Mode (para saída de vídeo para um monitor externo), detecção de status da tampa (permitindo que o computador seja colocado em suspensão quando a tampa é fechado, por exemplo) e monitoramento do status da bateria e do carregamento.
Essa atualização também adiciona suporte para configurar o comportamento das teclas Fn do teclado.
O desenvolvedor Nikita Travkin diz que o driver EC é “uma das peças mais recentes a obter suporte quase total para o laptop Acer Aspire 1 no kernel Linux upstream”.
Embora o patch do kernel não especifique quais componentes do laptop ainda não são suportados, uma entrada no wiki postmarketOS sugere que o microfone embutido provavelmente ainda não é suportado pelo kernel Linux convencional.
A Acer não está mais vendendo novos laptops Aspire 1 (A114-61), mas tudo isso é uma boa notícia para quem já possui um e espera rodar Linux no laptop, ou para quem deseja adquirir um laptop barato e compatível com Linux com processador baseado em ARM, porque você pode comprar um modelo recondicionado por US$ 250 na Acer ou Newegg.