A velocidade de Internet mais rápida do mundo chega a 178.000 Gbps

Pesquisadores da University College London conseguiram mostrar que a velocidade de Internet mais rápida do mundo chega a 178.000 Gbps.

Qual é o seu limite máximo para uma conexão de internet super rápida? Provavelmente, 100 Mbps, 1 Gbps ou talvez 1000 Gbps.

Em qualquer caso, prepare sua mente para ser surpreendido porque uma equipe de pesquisadores registrou velocidades de internet maiores do que nossos cérebros podem compreender.

A velocidade de Internet mais rápida do mundo chega a 178.000 Gbps

A velocidade de Internet mais rápida do mundo chega a 178.000 Gbps
A velocidade de Internet mais rápida do mundo chega a 178.000 Gbps

A nova alta para a Internet mais rápida do mundo é agora de 178.000 Gbps (178 Tbps).

Sim, você leu corretamente. Para referência, os data centers habilitados para fibra óptica que temos agora são capazes de transmitir dados a velocidades de 35 Tbps.

Esta façanha foi alcançada por uma equipe de pesquisadores da University College London liderada pela Dra. Lidia Galdino em colaboração com a Xtera e a KDDI Research.

A velocidade da internet é suficiente, por exemplo, se você deseja baixar toda a biblioteca Netflix de uma só vez, isso também, em menos de um segundo.

Também é quase quatro vezes a velocidade da Internet registrada por uma equipe de pesquisadores australianos a 44,2 Tbps em maio deste ano.

Conforme explicado em uma postagem, os pesquisadores usaram comprimentos de onda muito mais amplos do que aqueles usados ​​em sistemas de fibra óptica existentes e estabeleceram uma largura de banda de espectro de 16.8THz.

Em comparação, nossos sistemas atuais oferecem uma largura de banda de 4.5THz, e a largura de banda comercial de 9THz acaba de chegar.

Para tornar as coisas mais interessantes, a velocidade da internet está próxima do limite teórico de transmissão de dados dado pelo matemático americano Claude Shannon em 1949.

A velocidade é suficiente para baixar a primeira imagem de um Buraco Negro em menos de uma hora. Na realidade, a imagem foi armazenada em muitos discos rígidos e transportada em um avião.

A notícia chega em um momento em que a pandemia de COVID-19 ainda está acontecendo e as pessoas trabalham em casa e se divertem via internet. Conseqüentemente, vemos serviços sendo interrompidos e empresas de streaming reduzindo sua qualidade de vídeo para compensar a carga extra.

Esse grande impulso poderia ser benéfico para nossa infraestrutura de Internet. No entanto, devemos considerar o fato de que a demanda geral pela Internet só aumentou ao longo das décadas.

Dr. Gadlino disse que eles estão “trabalhando com novas tecnologias que utilizam de forma mais eficiente a infraestrutura existente, fazendo melhor uso da largura de banda da fibra óptica e permitindo uma taxa de transmissão recorde mundial de 178 terabits por segundo”.

De acordo com a postagem do blog, é possível melhorar de maneira econômica a infraestrutura existente com a ajuda da nova técnica, atualizando os amplificadores localizados em rotas de fibra óptica em intervalos de 40-100 km.

Isso seria muito mais barato do que instalar novos cabos de fibra óptica.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 291

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.