Depois de fazer uma revisão de prontidão de voo de dois dias NASA autorizou a SpaceX a levar astronautas ao espaço usando o Crew Dragon.
A NASA autorizou a SpaceX a enviar astronautas ao espaço usando o Crew Dragon, montado no Falcon 9 booster. A certificação chega poucos dias antes do lançamento agendado.
Isso libera oficialmente a SpaceX para enviar a tripulação de 4 astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Embora não seja a primeira missão humana da empresa, a anterior foi uma demonstração da preparação da empresa.
NASA’s human spaceflight certification of SpaceX for operational astronaut flights to and from the @space_station is the culmination of years of development, testing, and training → https://t.co/nTt12SNKF1 https://t.co/XcbfFx4qce
— SpaceX (@SpaceX) November 10, 2020
A NASA autorizou a SpaceX a levar astronautas ao espaço
A NASA conduziu uma revisão de prontidão de voo de dois dias da nave Crew Dragon da SpaceX e do foguete Falcon 9, certificando a empresa para missões humanas.
A agência emitiu o certificado de acordo com o Plano de Certificação de Classificação Humana após uma revisão completa.
“Este marco de certificação é uma conquista incrível da NASA e SpaceX que destaca o progresso que podemos fazer trabalhando em conjunto com a indústria comercial”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine.
A agência espacial emitiu um certificado após analisar as pequenas alterações feitas pelo voo de teste pós-Demo-2 da SpaceX conduzido neste verão.
Essas mudanças incluem modificações feitas no escudo térmico e um sensor que dispara um pára-quedas durante a descida da cápsula.
Elon Musk, CEO da SpaceX, divulgou um comunicado após obter o certificado. Ele disse:
“Obrigado à NASA por seu apoio contínuo à SpaceX e pela parceria para atingir esse objetivo. Eu não poderia estar mais orgulhoso de todos na SpaceX e de todos os nossos fornecedores que trabalharam arduamente para desenvolver, testar e voar o primeiro sistema de vôo espacial humano comercial da história a ser certificado pela NASA.”
O certificado abre caminho para o lançamento da missão Crew-1 em 14 de novembro às 19h49. Leste do Centro Espacial Kennedy. O vôo levará os astronautas da NASA Mike Hopkins, Vic Glover e Shannon Walker, e o astronauta da JAXA Soichi Noguchi até a ISS.