A boa notícia para quem prefere usar formatos aberto é que a especificação ODF 1.3 já foi aprovada pelo OASIS. Conheça melhor esse formato e entenda.
O OpenDocument é um formato de arquivo de documento aberto baseado em XML para aplicativos de escritório, usado para documentos que contêm texto, planilhas, tabelas e elementos gráficos.
O formato OpenDocument especifica as características de um formato de arquivo de documento digital XML aberto, independente do aplicativo e independente da plataforma, bem como as características dos aplicativos de software que lêem, escrevem e processam esses documentos.
É aplicável à criação, edição, exibição, troca e arquivamento de documentos, incluindo documentos de texto, planilhas, gráficos de apresentação, desenhos, gráficos e documentos similares comumente usados por aplicativos de software de produtividade pessoal.
Agora, o Comitê Técnico do OASIS Consortium aprovou a versão final da especificação ODF 1.3 (OpenDocument), que foi anunciada no final de 2019.
A especificação ODF 1.3 já foi aprovada pelo OASIS
O formato OpenDocument 1.3 (usado em particular posteriormente no LibreOffice) foi ratificado pelo comitê técnico do consórcio. OASIS no qual os membros do OpenDocument TC aprovaram esta especificação por voto especial da maioria.
A especificação foi publicada para revisão pública, conforme exigido pelo processo de TC. A votação foi aprovada para aprovação como uma especificação do comitê e o documento já está disponível online na Biblioteca OASIS.
Depois de aprovada pelo comitê técnico, a especificação ODF 1.3 recebeu o status de “Especificação do Comitê”, o que implica a conclusão completa do trabalho, a imutabilidade futura da especificação e a preparação do documento para uso por desenvolvedores e empresas terceirizadas.
O próximo passo será a aprovação das especificações apresentadas para o papel das normas OASIS e ISO/IEC.
O OpenDocument Format v1.3 é uma atualização da norma internacional versão 1.2, que foi aprovada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) como ISO/IEC 26300 em 2015. Ele v1.3 inclui melhorias na segurança dos documentos, esclarece as Especificações insuficientes e faz outras melhorias oportunas.
A principal diferença entre o OpenDocument 1.3 e a versão anterior da especificação foi a inclusão de novos recursos para proteger documentos, como verificação de documentos com assinatura digital e criptografia de conteúdo com chaves OpenPGP.
A nova versão também inclui esclarecimentos sobre o texto e algumas das funções já disponíveis são expandidas, por exemplo:
- Adicionado suporte para tipos de regressão polinomial e média móvel para gráficos.
- Métodos adicionais para formatar números em números foram implementados.
- Um tipo separado de cabeçalhos e rodapés foi adicionado à página de cabeçalho.
- Os meios de recuo do parágrafo são determinados pelo contexto.
- Argumentos adicionais são sugeridos para a função WEEKDAY.
- Um novo tipo de modelo foi adicionado para o texto principal nos documentos.
ODF é um formato de arquivo independente de plataforma e um aplicativo baseado em XML para armazenar documentos que contêm texto, planilhas, tabelas e elementos gráficos.
As especificações também incluem requisitos para organizar a leitura, gravação e processamento desses documentos em aplicativos.
O padrão ODF é aplicável para criar, editar, visualizar, compartilhar e arquivar documentos, que podem ser documentos de texto, apresentações, planilhas, materiais gráficos de plotagem, desenhos vetoriais, diagramas e outros tipos de conteúdo.
As especificações consistem em quatro partes, nas quais a parte 1 descreve o esquema geral do ODF, a parte 2 descreve a especificação OpenFormula (fórmulas de planilhas), a parte 3 descreve um modelo para empacotar dados em um contêiner ODF e A parte 4 define o formato de descrição da fórmula do OpenFormula.
A nova versão do formato ODF agora está entrando em seu processo de ratificação, agendada para o final de 2020 ou o início de 2021. O ODF 1.3 será submetido à ISO para padronização.
Por fim, se você quiser saber mais sobre a aprovação da especificação, verifique os detalhes das partes das especificações nos links a seguir.
- Como instalar o jogo Open Surge no Linux via Snap
- Como instalar o jogo OpenTyrian no Linux via Snap
- Como instalar o divertido jogo Pingus no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Crayon Ball no Linux via Flatpak