Fwupd 2.0.2 lançado com novos recursos e correções

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 2.0.2 com novos recursos e correções, e mais. Confira as novidades da atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware.

Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 2.0.2.

Novidades do Fwupd 2.0.2

Fwupd 2.0.2 lançado com novos recursos e correções
Fwupd 2.0.2 lançado com novos recursos e correções

Fwupd 2.0.2 apresenta vários recursos úteis que aumentam sua versatilidade e capacidades de teste.

Entre as mudanças notáveis, adicionar os comandos ‘get-version-formats‘ e ‘vercmp‘ ao fwupdtool permite que os usuários obtenham informações detalhadas sobre formatos de versão de firmware e os comparem de forma eficiente.

Outra adição bem-vinda é o suporte para verificação de MSR de configuração de hardware da AMD, que promete melhor manuseio de sistemas AMD.

O Fwupd 2.0.2 também traz suporte para emulação de dispositivo somente enumeração para ajudar a expandir a cobertura de teste. Os desenvolvedores agora podem passar um arquivo JSON em vez de um arquivo ZIP para emulação, simplificando o processo de teste.

Ao mesmo tempo, alguns recursos antigos se tornaram obsoletos, como o suporte para dispositivos CSR DFU e Nitrokey, que agora foram aposentados.

Junto com os novos recursos, o fwupd 2.0.2 aborda vários bugs que tinham o potencial de impactar a experiência dos usuários.

Correções dignas de nota incluem resolver verificações de versão para AMD Sinkclose e garantir a validação adequada dos valores getpid() para evitar falhas de minijail.

Outra correção importante envolve verificar o tamanho do firmware VLI USB3 antes de apagar, ajudando a evitar problemas desnecessários durante as atualizações.

O lançamento também aborda vazamentos de memória relacionados ao status algoltek-usb e atualizações de firmware telink-dfu, reduzindo o desperdício de recursos e melhorando o desempenho.

Para aqueles que dependem de atualizações UEFI dbx ou lidam com sondagem eMMC, o fwupd 2.0.2 corrige vários problemas relacionados que surgiram em versões 2.0.x anteriores.

Mesmo os casos extremos mais complexos, como análise de endianness de msgpack float64 e manipulação de arquivos ELF corrompidos, receberam atenção, garantindo estabilidade em uma gama mais ampla de cenários.

Continuamos com o algoritmo aprimorado para detectar várias correspondências de ID de dispositivo, tornando o processo mais preciso e menos propenso a erros.

Além disso, a velocidade de descompactação de grandes arquivos cab foi melhorada em notáveis ​​30%, uma mudança que os usuários com grandes implantações certamente apreciarão.

No lado do suporte de hardware, o fwupd 2.0.2 amplia seu alcance com suporte inicial fornecido pela comunidade para o ASUS ROG Ally e ROG Ally X.

Os usuários agora também podem atualizar o firmware para fones de ouvido Google GID8, adaptadores j5create USB-C JCD373, Logitech Sight (como um dispositivo autônomo) e muito mais.

Por último, mas não menos importante, os entusiastas do Raspberry Pi Pico ficarão felizes em saber que seu amado microcontrolador agora também é oficialmente suportado, juntamente com uma variedade de outros dispositivos, incluindo o SteelSeries Nova 5 e vários produtos Netprisma e Quectel.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 2.0.2 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd mais recente agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.