Andre Magalhães anunciou o lançamento do Endless OS 3.9.1 com suporte de hardware atualizado e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que fornece uma experiência de usuário simplificada e otimizada usando um ambiente de área de trabalho personalizado extraído do GNOME 3.
Em vez de usar um sistema tradicional de gerenciamento de pacotes Linux, o Endless OS usa um sistema de arquivos raiz somente leitura, gerenciado pelo OSTree com pacotes de aplicativos sobrepostos na parte superior.
Agora, após um mês de desenvolvimento, Andre Magalhães anunciou o lançamento de uma nova versão estável 3.9.1 do Endless OS.
Novidades do recém lançado Endless OS 3.9.1
Começando com os problemas relatados na liberação da versão 3.9.0 anterior, que a versão 3.9.1 mais recente agora resolveu.
Por exemplo, ele adicionou algumas alterações ao kernel do Linux para corrigir o suporte do teclado em alguns laptops Asus e correções para o menu de calendário/notificações, que não mostrou quando seu tamanho era muito grande para a tela.
Além disso, a imagem ISO da versão 3.9.1 não terá 90 segundos de atraso durante a inicialização, como costumava acontecer nas imagens ISO anteriores.
No lado do software, ele atualizou o pacote virtualbox-guest-utils e habilitou a aceleração 3D por padrão se você importar imagens OVF para download do Endless OS no Virtualbox ou VMWare.
No entanto, você também pode simplesmente atualizar sua instância Endless OS VM já em execução e ativar a aceleração 3D nas configurações de VM.
Entre outras melhorias e mudanças, aqui está um resumo do que o Endless OS 3.9.1 inclui:
- Drivers NVIDIA atualizados para a versão 450.80 para adicionar suporte para novas placas gráficas;
- Ícones do LibreOffice atualizados para as versões oficiais/upstream;
- Aplicativo de controle dos pais atualizado para simplificar a configuração das restrições de instalação do aplicativo;
- Remoção automática de tempos de execução Flatpak não utilizados (marcado como fim de vida) durante as atualizações;
- Correções para suportar a instalação ou atualização de aplicativos e atualização do sistema operacional a partir da unidade USB usando o App Center.
Além das atualizações do sistema operacional, a equipe de desenvolvimento do Endless agora disponibilizou seu aplicativo Hack de código aberto fora do Endless OS, publicando-o na Flathub Linux App Store.
Isso significa que agora você pode executar o aplicativo Hack em qualquer sistema Linux baseado em GNOME com GNOME Shell versão 3.36 ou superior e versão Flatpak acima de 1.8.2, como Ubuntu 20.10 e Fedora 33.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Endless OS 3.9.1
A imagem ISO do Endless OS 3.9.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux