De acordo com o experimento feito no Boling Steam, 70% dos 50 jogos mais populares do Steam funcionam no Linux. Confira e entenda.
Dissemos há algumas semanas que o Proton já permite rodar mais de 7.000 jogos do Windows no Linux, fato relevante porque se refere exclusivamente aos títulos marcados com a marca de maior qualidade, ou seja, aqueles que funcionam corretamente, desde que os requisitos que eles exigem sejam atendidos.
Também estima-se que os jogos nativos para Linux no Steam também tenham cerca de 7.000 títulos, então a soma é simples e o total realmente impressionante: os usuários do Linux agora têm cerca de 14.000 jogos à sua disposição.
Para se ter uma ideia do que isso significa, o catálogo das diferentes versões de consoles como PlayStation ou Xbox geralmente varia entre 2.000 e 4.000 jogos.
Claro, não importa se a plataforma em que você joga tem 2.000 ou 14.000 jogos, porque ninguém pode jogar tantos jogos. Portanto, embora valha a pena considerar a quantidade, a qualidade é o que realmente importa.
Esse é um dos calcanhares de Aquiles dos jogos no Linux: que importa que todos os meses saiam vários bons jogos Linux, quando você só quer jogar, aquele que se fala em todos os lugares e que só está disponível para Windows.
Pois bem. Somando o catálogo nativo e o que chega via Proton, é óbvio que existem jogos para várias vidas, mas não é menos verdade que um número significativo desses jogos, como acontece em qualquer outra plataforma, são medíocres ou diretamente lixo.
No entanto, dependendo da escala que você deseja aplicar, o Linux se sai muito melhor do que você imagina. E não é a primeira vez que falamos sobre isso.
Assim, por um lado, os lançamentos nativos dos grandes títulos triple A ainda estão faltando, mas por outro lado, muitos dos jogos Steam mais populares também estão disponíveis para serem jogados no Linux.
De acordo com o experimento que eles fizeram no Boling Steam, 70% dos 50 jogos mais populares no Steam funcionam no Linux, o que inclui, é claro, títulos AAA. Além disso, o Proton ajuda muito a melhorar esse número.
70% dos 50 jogos mais populares do Steam funcionam no Linux
Desses 50 jogos, 34 funcionam corretamente no Linux, embora apenas 19 sejam jogos nativos. O resto é endossado pela Proton.
E os 16 que sobraram? Bem, existem 5 que funcionam com o Proton, mas com problemas; e há aqueles que não funcionam para algo que já discutimos nas notícias anteriores, proteções anti-cheat e DRM.
Caso contrário, eles também podem ser executados normalmente no Linux e, provavelmente, na maioria dos casos, com bons resultados.
Resumindo, os jogos do Linux estão cada vez melhores, o que é o que importa, e este exercício é uma pequena amostra disso. Linux Play!