7-Zip 24.05 lançado com suporte a mais tipos de arquivos, e mais

E foi lançado o 7-Zip 24.05 com suporte a mais tipos de arquivos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

7-Zip é um utilitário de arquivamento de arquivos popular, poderoso e versátil que você pode usar para compactar ou descompactar arquivos e pastas.

7-Zip é um programa open source. A maior parte do código está sob a licença GNU LGPL. Algumas partes do código estão sob a licença de três cláusulas da BSD. Também, o código do unRAR tem uma restrição na licença para algumas partes do código.

Esse software livre e de código aberto é algo como um utilitário canivete suíço, capaz de abrir arquivos ZIP, gzip, tar e RAR, junto com muitos outros. Você também pode usar o formato de compactação de arquivo 7z.

A primeira versão do 7-zip foi lançada em 1999 e, nos últimos anos, o desenvolvedor lançou uma nova versão com recursos adicionais e melhorias de desempenho cerca de uma vez por ano.

Porém, uma coisa tem sido consistente até agora: o 7-Zip era um aplicativo somente para Windows. Mas recentemente o desenvolvedor lançou as primeiras compilações oficiais do 7-Zip para Linux.

E, agora, foi lançado o 7-Zip 24.05.

Novidades do 7-Zip 24.05

7-Zip 24.05 lançado com suporte a mais tipos de arquivos, e mais
7-Zip 24.05 lançado com suporte a mais tipos de arquivos, e mais

Sim. 7-Zip, o popular arquivador de arquivos de código aberto conhecido por sua alta taxa de compactação, lançou sua atualização mais recente, versão 24.05. Esta atualização traz muitos novos recursos e melhorias, melhorando sua funcionalidade e desempenho.

O arquivador de arquivos 7-Zip 24.05 apresenta otimizações de velocidade para descompactação, suporte para novos tipos de arquivo e recursos aprimorados de algoritmo de hash.

Um dos principais destaques do 7-Zip 24.05 é o suporte expandido para vários formatos de arquivo.

Os usuários agora podem descompactar arquivos ZSTD reconhecidos pela extensão de arquivo “.zst”. Além disso, o 7-Zip pode descompactar arquivos ZIP, SquashFS e RPM que utilizam o método de compactação ZSTD.

A atualização também amplia sua capacidade de descompactar arquivos RAR criados pelo novo WinRAR 7.00, mesmo aqueles que usam dicionários maiores que 4 GB.

Além disso, o 7-Zip 24.05 permite descompactar arquivos DMG usando o método de compactação XZ (ULMO/LZMA), imagens NTFS com tamanhos de cluster maiores que 64 KB e imagens MBR e GDP com setores de 4 KB.

A otimização da velocidade é outro foco principal desta atualização.

Os usuários experimentarão velocidades de descompactação mais rápidas para vários tipos de arquivos, incluindo RAR, CAB, WIM, ZIP e GZ. As velocidades de cálculo de hash também foram melhoradas para os algoritmos CRC-32, CRC-64 e Blake2sp.

O 7-Zip 24.05 introduz suporte para o algoritmo hash rápido XXH64, que é comumente usado em ZSTD.

A atualização também inclui um novo filtro RISCV para compactação de arquivos 7z e xz, que pode aumentar a taxa de compactação para arquivos executáveis compilados para a arquitetura RISC-V.

A versão ARM64 para Windows tem um aumento significativo de desempenho, com velocidades de descompressão LZMA e LZMA2 aumentando de 20% a 60%. A atualização também corrige vários bugs, incluindo uma correção para um problema de criação de vários volumes no 7-Zip para Linux.

Além disso, novas permissões de usuário foram adicionadas à GUI do 7-Zip e ao Gerenciador de arquivos, avisando os usuários ao descompactar arquivos RAR que requerem uma grande quantidade de memória.

Uma nova opção, -smemx{size}g, permite aos usuários definir um limite de uso de memória para descompactar o arquivo RAR, acomodando até 64 GB de dicionários.

O limite padrão é definido em 4 GB, mas os usuários podem ajustar conforme necessário. Outra nova opção, -y, em 7zg.exe (7-Zip GUI), desativa solicitações e mensagens do usuário, agilizando o processo de descompactação.

Para completar, o 7-Zip agora exibe os métodos hash XXH64 e BLAKE2sp no menu de contexto, e novas opções como -slmu e -slsl melhoram a exibição do carimbo de data e hora e o tratamento do caminho do arquivo em diferentes ambientes.

Para usuários preocupados com o gerenciamento de arquivos temporários, um novo item de menu no 7-Zip File Manager, “Ferramentas / Excluir arquivos temporários…” foi adicionado.

Este recurso abre uma janela exibindo pastas e arquivos temporários criados pelo 7-Zip na pasta Temp do usuário em um sistema Windows, permitindo a fácil exclusão desses arquivos.

As novas opções -myv={MMNN} e -myfa={FilterID} oferecem controle aprimorado sobre a compatibilidade da criação de arquivos e métodos de filtragem.

Eles garantem que os arquivos criados sejam compatíveis com versões específicas do 7-Zip e permitem ou não métodos de filtro específicos, proporcionando maior flexibilidade no gerenciamento de arquivos compactados.

Para saber mais sobre essa versão do 7-Zip, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o 7-Zip

Para instalar a versão mais recente do 7-Zip nas principais distribuições Linux, acesse a página de download do programa no GitHub e baixe o arquivo, depois descompacte ele e execute-o.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.