E foi lançado o 4MLinux 46 com novos apps e servidor LAMP integrado, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O 4MLinux é uma distribuição Linux em miniatura que entrega uma série de funcionalidades e um desktop simples, porém, usável.
Ela mantém o foco em quatro recursos: manutenção (como CD ao vivo de resgate do sistema), multimídia (para reproduzir DVDs de vídeo e outros arquivos multimídia), miniserver (usando o daemon inetd) e mistério (fornecendo vários pequenos jogos Linux).
Essa distribuição também inclui suporte para inicialização em máquinas habilitadas para UEFI.
Agora, o criador do 4MLinux, Zbigniew Konojacki, anunciou a disponibilidade geral do 4MLinux 46.
Novidades do 4MLinux 46
O 4MLinux 46 está aqui mais de cinco meses após o 4MLinux 45 para integrar a edição 4MServer na edição principal do 4MLinux, permitindo que os usuários configurem um servidor HTTP/FTP muito leve, baseado nas tecnologias BusyBox, Apache, MariaDB, PHP, Perl, Python e Ruby, sem precisar baixar uma imagem ISO separada.
Alimentado pelo kernel Linux 6.6 LTS e pilha gráfica Mesa 24.0.4, esta versão também introduz novos recursos como suporte para arquivos de imagem RAW de câmeras digitais (CRW/CR2, NEF, RAF, DNG), suporte para Windows Enhanced Metafiles (imagens EMF) e suporte para novos aplicativos, incluindo DVDAuthor, VCDImager e qv4l2.
Ele também melhora o suporte para formatos de áudio antigos originários do Amiga, Commodore e plataformas similares, adiciona o clássico GNU Go ao pacote para download 4MLinux GamePack e introduz suporte para o mais recente kit de ferramentas GTK 4 para dar suporte a aplicativos modernos.
Os aplicativos padrão atualizados no 4MLinux 46 incluem LibreOffice 24.8, AbiWord 3.0.5, GIMP 2.10.38, Gnumeric 1.12.57, Mozilla Firefox 124.0, Google Chrome 128.0.6613.84, Mozilla Thunderbird 115.12.2, Audacious 4.4, VLC 3.0.21, SMPlayer 24.5.0 e Wine 9.12.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o 4MLinux 46
A imagem ISO do 4MLinux 46 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux