Firefox 126 já está disponível para download

E o Firefox 126 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 126 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 14 de maio de 2024.

Firefox 126 já está disponível para download

Firefox 126 já está disponível para download
Firefox 126 já está disponível para download

Os destaques do Firefox 126 incluem a adição de “Linux” à string User-Agent do Firefox para Android em uma tentativa de corrigir alguns problemas de compatibilidade de sites, renomeando as configurações de “complementos” do Firefox para Android para “Extensões” para consistência com o Firefox para desktop e addons.mozilla.org e habilitando a aceleração de decodificação de hardware AV1 no macOS para Macs M3.

Para desenvolvedores web, o Firefox 126 apresenta uma opção para desabilitar ou habilitar o recurso Split console das Ferramentas do Desenvolvedor, suporte para CSS Custom:state() e CustomStateSet, e suporte para IDBFactory.databases para enumeração de bancos de dados IndexedDB.

Além disso, ele implementa o método estático URL.parse(), que retorna nulo ao contrário do construtor de URL, que é lançado quando a análise falha, e habilita a propriedade de zoom CSS por padrão após muitos trabalhos de compatibilidade e padronização da web no CSSWG.

Durante o teste beta, o Firefox 126 foi enviado com uma caixa de diálogo Limpar dados renovada, prometendo uma maneira mais simples e unificada de limpar os dados do usuário.

No entanto, parece que essa alteração não ocorreu na versão final. Outra mudança que não funcionou foi uma nova opção “Mostrar sugestões de pesquisa de tendências” nas configurações de pesquisa, que também estava disponível durante o teste beta.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.