Ferramenta para backups simples e fácil: instale Duplicati no Linux

Muitas pessoas deixam de fazer backups regulares, porque várias ferramentas para essa tarefa são complicadas ou porque elas simplesmente não têm tempo suficiente. Se esse é o seu caso, o que você precisa é de uma ferramenta para backups simples e fácil como o aplicativo Duplicati.

Duplicati é uma ferramenta muito simples e ao mesmo tempo avançada, que pode resolver seus problemas de backup.

Ferramenta para backups simples e fácil: instale Duplicati no Linux
Ferramenta para backups simples e fácil: instale Duplicati no Linux

Ele é um software livre (LGPL), escrito em C# e que está disponível para Windows, Linux e Mac OS X, com traduções para o inglês, espanhol, francês, alemão, dinamarquês, português, italiano e chinês.

Inicialmente, o projeto Duplicati foi inspirado no “duplicity for Windows”, mas depois de um tempo, ganhou seu próprio rumo.

Hoje ele é basicamente um cliente de backup gratuito que armazena de forma segura usando criptografia, backups incrementais, compactados em serviços de armazenamento em nuvem e servidores de arquivos remotos.

Ele funciona com o Amazon S3, Windows Live SkyDrive (OneDrive), Google Drive (Google Docs), Rackspace Cloud File ou WebDAV, SSH, FTP (e muitos mais). Duplicati tem um sistema de agendamento interno, de modo que é fácil ter um backup regular up-to-date.

Além disso, o programa usa compressão de arquivos e é capaz de armazenar backups incrementais para economizar espaço de armazenamento e largura de banda.

Duplicati foi construído com criptografia AES-256 e backups podem ser assinados usando o GNU Privacy Guard.

Por último, mas não menos importante, Duplicati oferece várias opções e ajustes, como filtros, regras de exclusão, transferência e opções de largura de banda para executar backups para fins específicos.

Instalando a ferramenta para backups Duplicati no Linux

Para instalar a ferramenta para backups Duplicati no Linux, use um dos procedimentos abaixo.

Instalando a ferramenta para backups Duplicati no Linux Debian, Ubuntu, LinuxMint e derivados

Para instalar a ferramenta para backups Duplicati no Linux no Linux Debian, Ubuntu, LinuxMint e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome duplicati.deb:

wget https://github.com/duplicati/duplicati/releases/download/v2.0.5.111-2.0.5.111_canary_2020-09-26/duplicati_2.0.5.111-1_all.deb -O duplicati.deb

Passo 3. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i duplicati.deb

Passo 4. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Passo 5. Se depois precisar, desinstale o programa com o comando abaixo:

sudo apt-get install duplicati*

Instalando a ferramenta para backups Duplicati no Linux Fedora, RedHat, CentOS e derivados

Para instalar a ferramenta para backups Duplicati no Linux Fedora, RedHat, CentOS ou qualquer outra distro derivada desses, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome duplicati.rpm:

wget https://github.com/duplicati/duplicati/releases/download/v2.0.5.111-2.0.5.111_canary_2020-09-26/duplicati-2.0.5.111-2.0.5.111_canary_20200926.noarch.rpm -O duplicati.rpm

Passo 3. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo yum localinstall duplicati.rpm

Passo 4. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:

sudo zypper install duplicati.rpm

Passo 5. Para instalar em um OpenMandriva, Mageia e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo urpmi duplicati.rpm

Passo 6. Se depois precisar, desinstale o programa com o comando abaixo:

sudo rpm -e duplicati.rpm

Pronto! Agora, quando quiser você pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite duplicati ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.