Cinnamon 6.2 lançado com novos miniaplicativos, e muito mais

E foi lançado o Cinnamon 6.2 com novos miniaplicativos, e muito mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.

Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.

Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.

Agora, a equipe do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 6.2.

Novidades do Cinnamon 6.2

Cinnamon 6.2 lançado com novos miniaplicativos, e muito mais
Cinnamon 6.2 lançado com novos miniaplicativos, e muito mais

Cinnamon 6.2 apresenta diversas melhorias que visam melhorar a usabilidade e funcionalidade. Um que se destaca imediatamente é que o gerenciador de arquivos do Nemo foi atualizado com uma ferramenta “Actions Organizer”.

Este novo recurso permite que os usuários personalizem suas ações de menu de forma mais intuitiva. Ele permite submenus aninhados, ícones personalizados e organização de arrastar e soltar, melhorando o controle do usuário sobre sua interface.

Além das melhorias no gerenciamento de arquivos, o Cinnamon 6.2 amplia seu suporte para aplicativos baseados em nuvem com o XApp “GNOME Online Account GTK”.

Facilita o acesso a serviços em nuvem como o Google Drive em vários ambientes de desktop além do GNOME, incluindo o próprio Cinnamon e outros como Budgie e MATE.

Outra atualização significativa nesta versão é a segurança aprimorada e o gerenciamento de aplicativos no Gerenciador de Software.

As configurações padrão agora ocultam pacotes Flatpak não verificados, que os usuários podem considerar não confiáveis, abordando preocupações sobre a credibilidade do software.

Além disso, o Cinnamon 6.2 também apresenta melhorias na capacidade de resposta do sistema com tempos de inicialização mais rápidos para o Gerenciador de Software.

Personalização e funcionalidade adicionais são evidentes nas ferramentas de gerenciamento do sistema e nos ajustes da interface do usuário.

O lançamento aprimorou vários elementos, como o widget de gerenciamento de energia, que agora exibe com precisão o status da bateria, caixas de diálogo do sistema e animações mais suaves e visualmente atraentes, graças à biblioteca Clutter.

Por último, os novos ícones indicam claramente o estado de segurança da rede para aqueles que utilizam VPNs.

O Cinnamon 6.2 já está disponível nos repositórios de software de diversas distribuições de lançamento contínuo, como o Arch. Claro, sua grande estreia como ambiente de desktop padrão será no tão aguardado lançamento do Linux Mint 22 “Wilma”.

Para saber mais sobre essa versão do Cinnamon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Cinnamon 6.2 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.

Ou seja, para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu

o Cinnamon 6.2 já chegou aos repositórios estáveis do Arch Linux, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.